Pages

Wednesday, June 16, 2021

Santuário Nacional do Bom Jesus promove falsificação da Santa Igreja Católica.

Bruno Braga.


I.

Barbacenenses estão sendo conduzidos ao erro e ao engano por causa da propaganda maliciosa de uma seita que se instalou na cidade, e que leva o nome de Santuário do Bom Jesus. O “templo” fica situado na Rua Dom Pedro II (rua da rodoviária). A placa na fachada do “santuário” traz a imagem de um senhor que se apresenta como “sacerdote” – Sacerdote Joaquim Silva – (cf. imagem), que não só ostenta paramentos litúrgicos e até mesmo um báculo, mas nas redes sociais encena “missas”, distribui um simulacro de “eucaristia”, pronuncia um Credo ligeiramente modificado e falseado (“Creio na Santa Igreja de Jesus Cristo”), reza a Ave Maria e celebra festas e datas do calendário da Igreja Católica – i.e., tudo o que possa ser mesmo associado à Igreja Católica Apostólica Romana.  

O tal Santuário Nacional do Bom Jesus tem por transmissora a Rádio Barbacena, que em 2020 foi adquirida por um “bispo” - Bispo Guilherme Silva - que incorporou a rádio municipal à sua Rede Tropical (94,7 FM), de Três Rios, no Rio de Janeiro [1]. Na programação para os barbacenenses: o que se prega e simula no Santuário Nacional do Bom Jesus. O “bispo” Guilherme Silva é um propagador do “evangelho” do “sacerdote” Joaquim Silva.

Em 2014, o Arcebispo de Juiz de Fora (MG) – Dom Gil Antônio Moreira – alertou os fiéis: “Cumprimos o dever de comunicar ao Clero e à população que uma instituição chamada Santuário Nacional do Bom Jesus”, [...] “não pertence à Igreja Católica Apostólica Romana e que desaprovamos o uso por parte de seus líderes, de paramentos litúrgicos e outros objetos, sinais ou nomenclatura que se pareçam com os utilizados por nós na Igreja, por constituírem desrespeito a nós e colaborarem para a confusão e o engano das pessoas” / “Orientamos que nenhuma pessoa que se considere Católica Apostólica Romana participe das celebrações divulgadas por este grupo” [...] [2].

É hora dos católicos de Barbacena e os fiéis da Arquidiocese de Mariana tomarem as mesmas precauções e ao mesmo tempo chamar a atenção de outras pessoas para o trabalho pestífero de um “bispo” e de um “sacerdote” que não pertencem à única e Santa Igreja de Cristo – a Santa Igreja Católica.

II.

Bispo Guilherme Silva. Candidato a vereador no município de Três Rios, no Rio de Janeiro, nas eleições de 2020. Partido Solidariedade (cf. imagem). O então candidato declarou um patrimônio de R$ 12.800,00 – que se resume a cotas ou quinhões de capital da Rádio e Televisão Matozinhos FM Ltda [3].

Eis o “bispo” que – com tal patrimônio - comprou a Rádio Barbacena (MG) e a incorporou à Rede Tropical, que transmite programação do Santuário Nacional do Bom Jesus [4]. Uma seita que promove um simulacro terrível e escabroso de celebrações católicas, levando os fiéis da Santa Igreja e a população da cidade de um modo geral ao erro e ao engano [5]. 

III.

Santuário Nacional do Bom Jesus é a “razão social”. O nome fantasia da “matriz” de Ubá (MG) é Igreja Carismática Renovada Independente do Brasil (cf. imagem) [6]. Nas “filiais” em outras cidades esse “nome fantasia” é Igreja Nacional do Reino de Deus. O presidente é o senhor Joaquim Honório da Silva, o tal “sacerdote” Joaquim Silva, que se refere à sua “empresa” também como Igreja Renovada Brasileira, Igreja Carismática Independente Brasileira. A identidade é a própria confusão.

Eis a seita que se instalou em Barbacena (MG) – simulando mal e grotescamente a Santa Igreja Católica – e que está levando os católicos da cidade e a população em geral ao erro e ao engano, tendo o apoio e o suporte de um canal de propaganda e divulgação: a Rádio Barbacena (Rede Tropical FM, 94,7), adquirida pelo Bispo Guilherme Silva – “parceiro” do empresário e “sacerdote” Joaquim Silva [7].

A propósito: qual é o CNPJ da filial do Santuário Nacional do Bom Jesus em Barbacena? E o seu “nome fantasia”?

IV.

“Creio no espírito santo” [...] “Na Santa Igreja Católica”? Não! Para o líder do Santuário Nacional do Bom Jesus – o “sacerdote” Joaquim Silva – é “Creio na Santa Igreja de Jesus Cristo”. Assista: 

Eis a seita que se instalou em Barbacena (MG), simulando – e falsificando! – a Santa Igreja Católica, a única e Santa Igreja de Cristo, e que tem levado a população da cidade – e até mesmo católicos! – ao erro e ao engano, sobretudo por ter a propaganda e divulgação da Rádio Barbacena (Rede Tropical FM, 94,7), adquirida recentemente pelo Bispo Guilherme Silva – “parceiro” do “sacerdote” Joaquim Silva [8].

V.

Nota de Esclarecimento dos padres da Forania de Barbacena (MG) sobre a presença do “Santuário Nacional do Bom Jesus” na cidade (cf. imagem).

VI.

Participação no “Conversa afiada” de 01 de julho de 2021, oportunidade em que falei, na segunda parte do programa, sobre o Santuário Nacional do Bom Jesus, a seita que se instalou em Barbacena (MG), pregando uma falsificação grotesca da Santa Igreja Católica. Para ir direto ao tema, acesse o link no tempo [25:38]:

VII.

Participação novamente do programa “Conversa afiada” (08/07/2021), falando mais uma vez sobre o Santuário Nacional do Bom Jesus. Li a “nota de esclarecimento” publicada pelos padres da Forania de Barbacena, alertando os católicos sobre a seita que está levando muitas pessoas ao erro e ao engano. Para assistir ao respectivo trecho, acesse o link a partir do tempo [17:48]:

REFERÊNCIAS.

[1]. Cf. [https://www.barbacenamais.com.br/eventos/108-empresarial/16499-rede-do-pastor-guilherme-silva-adquire-radio-barbacena-fm].

[2]. Cf. [https://arquidiocesejuizdefora.org.br/nota-de-esclarecimento-santuario-nacional-do-bom-jesus/].

[3]. Cf. [https://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/candidato/2020/2030402020/59196/190001227510].

[4]. Cf. [https://www.barbacenamais.com.br/eventos/108-empresarial/16499-rede-do-pastor-guilherme-silva-adquire-radio-barbacena-fm].

[5]. Cf. [https://bit.ly/34cpS3r].

[6]. Cf. [https://transparencia.cc/dados/cnpj/03343213000104-MG-santuario-nacional-do-bom-jesus/]. (*) Todos os dados aqui expostos são públicos.

[7]. Cf. [https://bit.ly/34cpS3r]; [https://bit.ly/3fDevGM].

[8]. Cf. [https://bit.ly/34cpS3r]; [https://bit.ly/3fDevGM]; [https://bit.ly/3hKq0iz].

No comments: