Pages

Friday, December 11, 2015

China-CELAC: conciliábulo comunista em Pequim.

Bruno Braga.



A Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) está associada ao Foro de São Paulo, e com ele trabalha para a promoção de um projeto político comum: a transformação da América Latina na imensa "Patria Grande" comunista [1]. 

Por fidelidade a tal objetivo, os partidos ligados à CELAC se reuniram em Pequim, nos dias 08 e 09 de dezembro, para o "I Encuentro del Foro de Partidos Políticos China-CELAC" (Cf. imagem). O PT participou do evento, que definiu, entre outras questões, um intercâmbio com o Partido Comunista Chinês para quadros de formação política [2]. 

Wei Chang, diretor geral para a América Latina do Departamento Internacional do Comitê Central do PC chinês, explicou a importância do encontro e como ele irá influenciar os seus aliados - inclusive o partido que governa o Brasil: 

"Pela primeira vez trocaremos experiências no que se refere à CONDUÇÃO POLÍTICA e sua ADMINISTRAÇÃO, à GESTÃO DO ESTADO e, claro, de NOSSOS PARTIDOS POLÍTICOS, o que aprofundará a RELAÇÃO entre os GOVERNOS e os povos" [3].

A relação do Partido Comunista Chinês com os partidos que compõem o esquema de poder comunista na América Latina não começou com o "Foro de Partidos Políticos". É preciso recordar a sua participação efetiva - em oportunidade recente - do último encontro do Foro de São Paulo, realizado entre os dias 29 de julho e 01 de agosto deste ano, no México [4].


REFERÊNCIAS.

[1]. Cf. "Foro de São Paulo: confabulação comunista no México" [http://b-braga.blogspot.com.br/2015/08/foro-de-sao-paulo-confabulacao.html]; "Raúl Castro dá ao Papa uma "calurosa bienvenida" comunista" [http://b-braga.blogspot.com.br/2015/09/raul-castro-da-ao-papa-uma-calurosa.html].

[2]. Cf. "Foro integra a partidos políticos de China y Celac", El Telégrafo, 09 de dezembro de 2015 [http://www.eltelegrafo.com.ec/politica/item/foro-integra-a-partidos-politicos-de-china-y-celac.html]; "Primer Foro de Partidos Políticos China-Celac aprueba declaración", Prensa Latina, 09 de dezembro de 2015 [http://prensa-latina.cu/index.php?option=com_content&task=view&idioma=1&id=4419751&Itemid=1].

[3]. Cf. "China y Celac por una mejor conducción política de sus vínculos", Prensa Latina, 08 de dezembro de 2015 [http://prensa-latina.cu/index.php?option=com_content&task=view&idioma=1&id=4416951&Itemid=1].

[4]. Cf. "Foro de São Paulo: confabulação comunista no México", III [http://b-braga.blogspot.com.br/2015/08/foro-de-sao-paulo-confabulacao.html].

No comments: