Bruno Braga.
Notas publicadas no Facebook.
I.
Por que a expressão "Teologia da Libertação" não aparece na Nota de Falecimento e na Biografia de Pedro Casaldáliga publicadas na página da CNBB?
"Apóstolo" da Teologia da Libertação agora é sinônimo de "defensor dos direitos humanos e dos mais pobres"?
II.
Pedro Casaldáliga. “Teologia da Libertação”. Nicarágua – Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN), que São João Paulo II combateu, sendo sabotado pelos guerrilheiros comunistas, agora perseguidores da Santa Igreja Católica no país [1]. “Folhetos catequéticos considerados de fundo socialista [comunista]”.
Fonte. Jornal do Brasil, 1988.
(*) Na época, o presidente da CNBB – Conferência dos
Bispos era Dom Luciano Mendes de Almeida, também um “apóstolo” da Teologia da
Libertação que a Arquidiocese de Mariana sem empenha para ser reconhecido como
“santo” [2].
III.
Pedro Casaldáliga recebe e veste o uniforme de guerrilha comunista da FSLN – Frente Sandinista de Libertação Nacional. A satisfação estampada no rosto do “apóstolo” da Teologia da Libertação.
O evento, chamado de “Noite Sandinista”, foi realizado
no município de Taboão da Serra, São Paulo, em 1980, e teve a participação dos
próprios líderes da guerrilha comunista da Nicarágua – inclusive a de Daniel
Ortega.
Frei Betto também esteve presente. Ele, que veio a ser
posteriormente articulador da criação do Foro de São Paulo [3]. A FSLN se
comprometeu desde o princípio com o propósito da organização criada em 1990 por
Lula e Fidel Castro de transformar a América Latina na imensa “Patria Grande”
comunista [4].
Daniel Ortega, o líder guerrilheiro saudado por Pedro
Casaldáliga e “ungido” pela seita da Teologia da Libertação que tomou de
assalto a Santa Igreja Católica, tem um sério envolvimento com a bruxaria [5],
o narco-terrorismo, e chegou a ser acusado de estuprar a própria filha adotiva
[6].
(*) Fonte das imagens. “Catolicismo”, Julho-Agosto de
1980.
IV.
“Dom
Pedro Casaldáliga pregou o Evangelho EM CADA ATITUDE” [...] “peço em orações
que o seu exemplo possa INSPIRAR CADA VEZ MAIS atitudes corajosas” [...]
- A
homenagem de Dom Walmor Oliveira de Azevedo – presidente da CNBB – Conferência
dos Bispos e Arcebispo da Arquidiocese de BH – ao Bispo Emérito de prelazia de
São Félix do Araguaia (MT).
Assista:
V.
“Nota de falecimento” de Pedro Casaldáliga publicada pelo jornal “Granma”, órgão oficial do Partido Comunista de Cuba (cf. imagem) [7]. A matéria recorda a visita do “apóstolo” da Teologia da Libertação à ilha caribenha e o seu encontro com Fidel Castro, oportunidade em que Casaldáliga presenteou o ditador comunista com o seu livro “Cantares de la entera liberdad”, e que trazia uma dedicatória especial: “A Fidel Castro,/ irmão mais velho;/ companheiro primeiro,/ patriarca já da Pátria Grande” (apud. ESCRIBANO, Francês).
Em 1990, Fidel Castro, em parceria com Lula e as
“bênçãos” de Frei Betto – “irmão” de Casaldáliga no “ministério” da Teologia da
Libertação – fundaram o Foro de São Paulo exatamente com o propósito de
transformar a América Latina na imensa “Patria Grande” comunista.
VI.
[...] “Demonstrava clara simpatia com o pensamento político de esquerda ao utilizar categorias sociológicas marxistas de explicação para a desigual distribuição de riquezas no mundo (como por exemplo: luta de classes, imperialismo, dependência,...); ao evocar símbolos revolucionários como Che Guevara e Camilo Torres; apoiar declaradamente a Revolução Sandinista na Nicarágua e tecer elogios a Fidel Castro” [...]
In. “Entre a Cruz e a Foice”: DOM PEDRO CASALDÁLIGA e
a significação religiosa do Araguaia. MAIRO ESCORSI VALÉRIO. Editora Paco,
2013.
O livro é uma dissertação de mestrado, apresentada no
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas.
Portanto, os “devotos” de Pedro Casaldáliga que agora se esforçam para dizer
que a militância comunista do Bispo Emérito de São Félix do Araguaia (MT) é um
“delírio” dos “conspiracionistas”, não podem se escusar do fato de que se trata
de um trabalho pelo menos aparentemente “acadêmico”, “técnico” e “científico”.
VII.
Pedro Casaldáliga participa de biografia de Che
Guevara em versos. “A vida, a luta e a morte de Che Guevara” (Editora Própria,
1985) (cf. imagem).
O Bispo Emérito de São Félix do Araguaia (MT) mantinha
em sua residência episcopal uma imagem do guerrilheiro comunista. Considerava o
psicopata assassino um verdadeiro “mártir”. Che Guevara, que expressava um
“evangelho” infernal em “sermões” do tipo:
“Fuzilamentos? Sim, fuzilamos. Fuzilamos e vamos
continuar fuzilando, caso seja necessário. Nossa luta é uma luta à morte” (Assembleia
da ONU, 1964).
“Odeio a civilização [...] Vivo com um espírito
anárquico, que me faz sonhar com horizontes. Meus amigos o serão enquanto
pensarem politicamente igual a mim. Não sou moderado e vou tentar nunca sê-lo.
Assaltarei barricadas e trincheiras. Tingirei com sangue minhas armas, e louco
de fúria degolarei todos os derrotados que caiam em minhas mãos”.
“Louco de fúria eu tingirei meu rifle de vermelho
ao matar o inimigo que cai em minhas mãos! Minhas narinas se dilatam ao sentir
o odor acre de pólvora e sangue. Matando meus inimigos eu preparo meu ser para
a luta sagrada e me junto ao triunfante proletariado com um uivo bestial!”
“Não sou Cristo nem filantropo. Sou totalmente o
contrário de um Cristo” [...] “Um revolucionário deve se tornar uma fria
máquina de matar movida apenas pelo ódio”.
VIII.
[...] “Comunista? Subversivo? Não. Só foi humano... e
um humano exemplar”.
Nota de pesar da CNBB – Conferência dos Bispos sobre a
morte de Pedro Casaldáliga (cf. imagem) [8]. A recusa em responder
objetivamente às indagações – “Comunista? Subversivo?” – e ter que enfrentar a
história, para oferecer “poesia” – “Só foi humano”... -, e ocultar a realidade.
A expressão “Teologia da Libertação” é mais uma vez
omitida, transmutada e romantizada em “amor revolucionário e libertador”.
IX.
Regime
comuno-bolivariano da Venezuela – e do Foro de São Paulo [9] – lamenta morte de
Pedro Casaldáliga (cf. imagem). Ditador Nicolás Maduro presta condolências a um
dos “ícones” do “apostolado” da Teologia da Libertação, fundamental para a
ascensão do esquema de poder comprometido na transformação da América Latina na
imensa “Patria Grande” comunista [10].
Nicolás
Maduro, o “discípulo” de Sai Baba, que de acordo com o saudoso padre Gabriele
Amorth – que foi chefe dos exorcistas do Vaticano – “é um guru unido
estreitamente a Satanás” [...] “Para mim, ele é o filho predileto de Satanás na
terra” [11].
Casaldáliga,
tornou-se próximo e por diversas vezes manifestou publicamente seu apoio ao
tiranete Hugo Chávez [12].
X.
TeleSur
manifesta pesar sobre a morte de Pedro Casaldáliga (cf. imagens) [13]. O que
poucos sabem é que a TeleSur é uma emissora de TV venezuelana criada pelo Foro
de São Paulo como parte de um projeto de “integração” da América Latina, i.e.,
para a promoção da “Patria Grande” comunista (DE PAOLA, 2008, p. 206).
Em
uma das matérias, a participação de João Pedro Stédile, líder do MST, facção de
sem terra do Foro de São Paulo, e que tinha um acordo de parceria com a
Venezuela para adestramento e treinamento de guerrilha para militantes [14].
Stédile,
“ungido” pela Teologia da Libertação “pregada” por Casaldáliga, e recebido no
Vaticano para a participação do Encontro Mundial de Movimentos Populares do
Papa Francisco. Facções comunistas sob o de “movimentos sociais” e “populares”
[15]. Estratégia de infiltração, ocupação de espaços dentro – e contra! – a
Santa Igreja Católica.
XI.
“Bispo
denuncia focos comunistas na Igreja”. “Há infiltração comunista em todas as
partes e até na Igreja” [...] “e as idéias de DOM PEDRO CASALDÁLIGA, que chama
os proprietários de porcos gordos e os fazendeiros de ladrões, além de
considerar as cercas como maldição, são de ALGUÉM QUE PARTICIPA DA INVASÃO
COMUNISTA NO PAÍS” – revelou Dom Geraldo de Proença Sigaud, então Arcebispo de
Diamantina (MG), em edição do Jornal do Brasil de 1977 (cf. imagem) [16].
XII.
Em
1977, Dom Geraldo de Proença Sigaud fez a denúncia em público, e logo depois
entregou ao Núncio Apostólico Dom Carmine Rocco provas e documentos sobre
infiltração comunista na Igreja, sobretudo contra as iniciativas e ações do
“apóstolo” da Teologia da Libertação Pedro Casaldáliga. O material recolhido
pelo então Arcebispo de Diamantina (MG) também foi enviado para o Vaticano, e trechos
importantes acabaram estampando as páginas do Jornal do Brasil (cf. imagens) [17].
Décadas
depois, com a ascensão do PT e do Foro de São Paulo, aparelhamento da Santa
Igreja, politização e devastação da fé católica no país, Sínodo da Amazônia:
previsão e alerta, mas “tudo está consumado”. Leia:
[...]
“eu afirmo o seguinte”: “Há infiltração comunista em toda parte, também na
Igreja”; “As idéias de DOM PEDRO CASALDÁLIGA são de alguém que PARTICIPA DA
INVASÃO COMUNISTA NO BRASIL”; “A atuação do CIMI – “Conselho Indigenista
Missionário” – [...]; “As COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASE estão tomando, em
várias Dioceses, um cunho estranho, e podem transformar-se em NÚCLEOS DE UMA
GUERRA DE SUBLEVAÇÃO ESQUERDISTA”. [...]
Uma
“revolução na Igreja” a partir “de dentro” e valendo-se da CNBB – Conferência
dos Bispos.
XIII.
A
participação de Pedro Casaldáliga no programa Roda Viva, em 1988. O “apóstolo”
da Teologia da Libertação fala sobre “socialismo” [comunismo], “marxismo”, o
“desejo” de um “tipo de socialismo” para o Brasil e para a América Latina,
Lula, PT e controle da imprensa.
Assista:
(*) A íntegra da entrevista pode ser assistida neste link: [https://youtu.be/n1ppEJxr6m8].
XIV.
Das
aberrações promovidas na preparação e durante o Sínodo da Amazônia – e que
continuam reverberando de forma nociva para a Santa Igreja! -, creio que todos
se recordem. “Instrumentum laboris”, Pachamama, militância política comunista,
Pacto das Catacumbas, rituais pagãos e profanações. Poucos talvez se lembrem,
ou mesmo nem saibam, que o Papa Francisco citou um poema de Pedro Casaldáliga
na Exortação Apostólica Pós-sinodal “Querida Amazônia”.
Os
versos do “Profeta do Araguaia” aparecem no tópico que trata exatamente de uma
das “bandeiras” de Casaldáliga: a “inculturação”. Eis o trecho acompanhado dos
versos do “apóstolo” da Teologia da Libertação:
[...]
“a INCULTURAÇÃO eleva e dá
plenitude. Sem dúvida, HÁ QUE APRECIAR ESTA ESPIRITUALIDADE INDÍGENA da
interconexão e interdependência de todo o criado, espiritualidade de gratuidade
que ama a vida como dom, espiritualidade de sacra admiração perante a natureza
que nos cumula com tanta vida. Apesar disso, trata-se também de conseguir que
esta relação com Deus presente no cosmos se torne cada vez mais uma relação
pessoal com um ‘Tu’, que sustenta a própria realidade e lhe quer dar um
sentido, um ‘Tu’ que nos conhece e ama:
‘Flutuam sombras de mim, madeiras
mortas.
‘Mas a estrela nasce sem censura
‘sobre as mãos deste menino, especialistas
‘que conquistam as águas e a noite.
‘Bastar-me-á saber
‘que Tu me conheces
‘inteiramente, ainda antes dos meus dias’”. – PEDRO CASALDÁLIGA, “Carta de
navegar (pelo Tocantins amazónico)”. in “El tiempo y la espera” (Santander
1986) [18].
O “curioso” é que o livro de Casaldáliga citado – “El tempo y la espera”
– traz a seguinte dedicatória: “A los pobres, a los mártires, a los
contemplativos, a los MILITANTES y a los teólogos de la liberación [TEÓLOGOS DA
LIBERTAÇÃO] [...] [19]
Nos “Salmos de
Vigília” existe uma “Bênção de São Francisco ao frei Leonardo Boff” [20] – como
Casaldáliga, também membro da seita da Teologia da Libertação, e “apóstolo” do
PT e do Foro de São Paulo [21]. “O que diria “mi compadre San Francisco a su
hijo, Leonardo Boff”? Casaldáliga, para além da apologia do frade comunista,
denuncia uma “forma vaticana de tratar os irmãos na fé” e afirma sem o menor
pudor que o “mistério dos pobres” não tem “voz” na Igreja.
No poema
“Identidad”, dedica “una flor para el Che” – o psicopata guerrilheiro
comunista, que dizia: “Não sou Cristo
nem filantropo. Sou totalmente o contrário de um Cristo” [...] “Um
revolucionário deve se tornar uma fria máquina de matar movida apenas pelo
ódio”. Casaldáliga considera-se o “guerrilheiro do mundo” (“En Êxodo”).
“Preguntas para subir y bajar el Monte Carmelo” é
dedicado a Gustavo Gutiérrez, dado como “pai” da Teologia da Libertação, e que
Casaldáliga reconhece como “mestre espiritual, nos altiplanos da Libertação”.
“Al Cristo de la Trinidad de Maximino Cerezo
Barredo”, conhecido por ser o “pintor da libertação” e autor de obras da
Catedral de São Félix do Araguaia (MT), a prelazia de Pedro Casaldáliga. Em uma
entrevista, Maximino Barredo recordou as considerações de Leonardo Boff sobre o
seu trabalho: “la revolución espiritual que significa la teología
desde la perspectiva de la liberación incide también en el arte sacro” [22].
Portanto, a revolução na arte sacra, que no Brasil passou do Belo ao disforme,
ao feio e ao grotesco, também é obra do “apostolado” da Teologia da Libertação,
com suas consequências estéticas e espirituais.
Em
“Por esse mero fato de ser também Bispo”, Casaldáliga diz que “ninguém vai me
pedir que deixe de ter eu meus amores”, entre eles, a Nicarágua – tomada pela
guerrilha comunista, tendo o próprio Casaldáliga vestido o uniforme da facção
sandinista [23].
“De
Hipona hasta São Félix”, Casaldáliga transforma as “duas cidades” de São
Agostinho, a cidade de Deus e a do mundo, em uma. “iLas dos Ciudades irán
siendo una!”. Uma cidade, que nos termos do “apóstolo” da Teologia da Libertação,
é a cidade do mundo – a cidade que para Santo Agostinho se apartou de Deus em
vista de uma falsa liberdade: a libertação que conduz ao inferno.
Em
“Los Conquistadores”, o “Profeta do Araguaia” se refere à oração da Santíssima
Virgem Maria, Mãe de Deus, Rainha do Brasil e da América Latina, nestes termos:
“E a Ave Maria (e cheia de desgraças para a Ameríndia!”).
REFERÊNCIAS.
[1]. Cf. “Nicarágua. São João Paulo II contra a
Teologia da Libertação” [https://b-braga.blogspot.com/2016/01/nicaragua-sao-joao-paulo-ii-contra.html];
BRAGA, Bruno. "A Nicarágua e o
'apostolado' SOCIALISTA-COMUNISTA da revolução" [http://b-braga.blogspot.com.br/2014/05/a-nicaragua-e-o-apostolado-socialista.html].
[2]. Cf. “Dom
Luciano e o ‘apostolado’ da Teologia da Libertação” [https://b-braga.blogspot.com/2019/01/dom-luciano-e-o-apostolado-da-teologia.html].
[3]. “A Nicarágua e o ‘apostolado’ SOCIALISTA-COMUNISTA da revolução” [http://b-braga.blogspot.com/2014/05/a-nicaragua-e-o-apostolado-socialista.html].
[4]. Cf. "Foro de São Paulo: a gênese
criminosa da 'Patria Grande' comunista" [http://b-braga.blogspot.com.br/2015/08/foro-de-sao-paulo-genese-criminosa-da.html].
[5].
Cf. “O poder satânico no ideal da ‘Patria Grande’ comunista do Foro de São
Paulo”, Nota X – Daniel Ortega [http://b-braga.blogspot.com/2019/07/o-poder-satanico-no-ideal-da-patria.html].
[6].
Cf. “Foro de São Paulo: delinquência comunista na Nicarágua”. Notas III, IV, V
– Daniel Ortega [https://b-braga.blogspot.com/2017/08/foro-de-sao-paulo-delinquencia.html].
[8]. Cf. [https://www.cnbbo2.org.br/nota-de-pesar-dos-bispos-do-mato-grosso-pela-perda-dom-pedro-casaldaliga/];
[https://www.cnbb.org.br/bispos-do-mato-grosso-nosso-irmao-pedro-foi-sempre-uma-referencia-para-nos/].
[9].
Cf. “Foro de São Paulo: mais um
conciliábulo comunista na Venezuela” [https://b-braga.blogspot.com/2019/08/foro-de-sao-paulo-mais-um-conciliabulo.html]; “O Foro de São Paulo incendeia a
América Latina” [https://b-braga.blogspot.com/2019/11/o-foro-de-sao-paulo-incendeia-america.html].
[10]. Cf. [https://youtu.be/vXYzc2mKi04]; [https://youtu.be/E1dE2foInX0].
[11]. “O poder satânico no ideal da ‘Patria
Grande’ comunista do Foro de São Paulo” [https://b-braga.blogspot.com/2019/07/o-poder-satanico-no-ideal-da-patria.html].
[12].
Cf. [https://terradedireitos.org.br/noticias/noticias/movimentos-sociais-entregam-o-manifesto-das-americas-para-hugo-chavez/237];
[https://www.voltairenet.org/article121493.html].
[13].
Cf. [https://www.telesurtv.net/news/brasil-pedro-casaldaliga-deceso-obispo-pueblo-20200808-0010.html];
[https://youtu.be/tfOVUrkWZdE].
[14].
Cf. "O MST e o Foro de São
Paulo" [https://b-braga.blogspot.com/2014/12/o-mst-e-o-foro-de-sao-paulo.html]; “MST - acordo bolivariano, doutrinação
e guerrilha” [https://b-braga.blogspot.com/2014/11/mst-acordo-bolivariano-doutrinacao-e.html]; "O Foro de São Paulo, o MST e a
revolução "comuno-bolivariana" no Brasil. Fraudes, suicídios,
recrutamento de jovens e crianças, e eleições presidenciais" [http://b-braga.blogspot.com.br/2014/12/o-foro-de-sao-paulo-o-mst-e-revolucao.html]; "O MST e as FARC" [http://b-braga.blogspot.com.br/2014/12/o-mst-e-as-farc.html]; "O MST, as FARC e o recrutamento
de brasileiros: pelo depoimento de Luiz Inácio 'O Barba' da Silva" [http://b-braga.blogspot.com.br/2014/12/o-mst-as-farc-e-o-recrutamento-de.html].
[15]. Cf. “Francisco: a cruz, a foice e o
martelo” [https://b-braga.blogspot.com/2015/07/francisco-cruz-foice-e-o-martelo.html].
[16].
Jornal do Brasil, 26 de fevereiro de 1977. Ed. 319. p. 21.
[17].
Cf. Jornal do Brasil, 04 de maio de 1977. Ed. 00026. pp. 19-20.
[18]. Cf. [http://www.synod.va/content/sinodoamazonico/pt/documentos/exortacao-apostolica-pos-sinodal--querida-amazonia-.html].
[20].
Idem.
[21].
Cf. [https://youtu.be/vXYzc2mKi04]; [https://youtu.be/E1dE2foInX0]; "Os 'apóstolos' do Foro de São Paulo" [http://b-braga.blogspot.com.br/2016/06/os-apostolos-do-foro-de-sao-paulo.html].
[22].
Cf. [http://revistas.cua.ufmt.br/revista/index.php/revistapanoramica/article/viewFile/870/19192097].
[23]. Cf. [https://bit.ly/33JxQli].
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