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Monday, August 24, 2020

"Focos comunistas na Igreja": Casaldáliga e o “apostolado” da Teologia da Libertação.

Bruno Braga.

Notas publicadas no Facebook.


I.


Por que a expressão "Teologia da Libertação" não aparece na Nota de Falecimento e na Biografia de Pedro Casaldáliga publicadas na página da CNBB?

"Apóstolo" da Teologia da Libertação agora é sinônimo de "defensor dos direitos humanos e dos mais pobres"?




II.

Pedro Casaldáliga. “Teologia da Libertação”. Nicarágua – Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN), que São João Paulo II combateu, sendo sabotado pelos guerrilheiros comunistas, agora perseguidores da Santa Igreja Católica no país [1]. “Folhetos catequéticos considerados de fundo socialista [comunista]”.

Fonte. Jornal do Brasil, 1988.

(*) Na época, o presidente da CNBB – Conferência dos Bispos era Dom Luciano Mendes de Almeida, também um “apóstolo” da Teologia da Libertação que a Arquidiocese de Mariana sem empenha para ser reconhecido como “santo” [2].

III.

Pedro Casaldáliga recebe e veste o uniforme de guerrilha comunista da FSLN – Frente Sandinista de Libertação Nacional. A satisfação estampada no rosto do “apóstolo” da Teologia da Libertação.

O evento, chamado de “Noite Sandinista”, foi realizado no município de Taboão da Serra, São Paulo, em 1980, e teve a participação dos próprios líderes da guerrilha comunista da Nicarágua – inclusive a de Daniel Ortega.

Frei Betto também esteve presente. Ele, que veio a ser posteriormente articulador da criação do Foro de São Paulo [3]. A FSLN se comprometeu desde o princípio com o propósito da organização criada em 1990 por Lula e Fidel Castro de transformar a América Latina na imensa “Patria Grande” comunista [4].

Daniel Ortega, o líder guerrilheiro saudado por Pedro Casaldáliga e “ungido” pela seita da Teologia da Libertação que tomou de assalto a Santa Igreja Católica, tem um sério envolvimento com a bruxaria [5], o narco-terrorismo, e chegou a ser acusado de estuprar a própria filha adotiva [6].

(*) Fonte das imagens. “Catolicismo”, Julho-Agosto de 1980.

IV.

“Dom Pedro Casaldáliga pregou o Evangelho EM CADA ATITUDE” [...] “peço em orações que o seu exemplo possa INSPIRAR CADA VEZ MAIS atitudes corajosas” [...]

- A homenagem de Dom Walmor Oliveira de Azevedo – presidente da CNBB – Conferência dos Bispos e Arcebispo da Arquidiocese de BH – ao Bispo Emérito de prelazia de São Félix do Araguaia (MT).

Assista: 

V.

“Nota de falecimento” de Pedro Casaldáliga publicada pelo jornal “Granma”, órgão oficial do Partido Comunista de Cuba (cf. imagem) [7]. A matéria recorda a visita do “apóstolo” da Teologia da Libertação à ilha caribenha e o seu encontro com Fidel Castro, oportunidade em que Casaldáliga presenteou o ditador comunista com o seu livro “Cantares de la entera liberdad”, e que trazia uma dedicatória especial: “A Fidel Castro,/ irmão mais velho;/ companheiro primeiro,/ patriarca já da Pátria Grande” (apud. ESCRIBANO, Francês).

Em 1990, Fidel Castro, em parceria com Lula e as “bênçãos” de Frei Betto – “irmão” de Casaldáliga no “ministério” da Teologia da Libertação – fundaram o Foro de São Paulo exatamente com o propósito de transformar a América Latina na imensa “Patria Grande” comunista.

VI.

[...] “Demonstrava clara simpatia com o pensamento político de esquerda ao utilizar categorias sociológicas marxistas de explicação para a desigual distribuição de riquezas no mundo (como por exemplo: luta de classes, imperialismo, dependência,...); ao evocar símbolos revolucionários como Che Guevara e Camilo Torres; apoiar declaradamente a Revolução Sandinista na Nicarágua e tecer elogios a Fidel Castro” [...]

In. “Entre a Cruz e a Foice”: DOM PEDRO CASALDÁLIGA e a significação religiosa do Araguaia. MAIRO ESCORSI VALÉRIO. Editora Paco, 2013.

O livro é uma dissertação de mestrado, apresentada no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas. Portanto, os “devotos” de Pedro Casaldáliga que agora se esforçam para dizer que a militância comunista do Bispo Emérito de São Félix do Araguaia (MT) é um “delírio” dos “conspiracionistas”, não podem se escusar do fato de que se trata de um trabalho pelo menos aparentemente “acadêmico”, “técnico” e “científico”.

VII.

Pedro Casaldáliga participa de biografia de Che Guevara em versos. “A vida, a luta e a morte de Che Guevara” (Editora Própria, 1985) (cf. imagem).

O Bispo Emérito de São Félix do Araguaia (MT) mantinha em sua residência episcopal uma imagem do guerrilheiro comunista. Considerava o psicopata assassino um verdadeiro “mártir”. Che Guevara, que expressava um “evangelho” infernal em “sermões” do tipo:

“Fuzilamentos? Sim, fuzilamos. Fuzilamos e vamos continuar fuzilando, caso seja necessário. Nossa luta é uma luta à morte” (Assembleia da ONU, 1964).

“Odeio a civilização [...] Vivo com um espírito anárquico, que me faz sonhar com horizontes. Meus amigos o serão enquanto pensarem politicamente igual a mim. Não sou moderado e vou tentar nunca sê-lo. Assaltarei barricadas e trincheiras. Tingirei com sangue minhas armas, e louco de fúria degolarei todos os derrotados que caiam em minhas mãos”.

“Louco de fúria eu tingirei meu rifle de vermelho ao matar o inimigo que cai em minhas mãos! Minhas narinas se dilatam ao sentir o odor acre de pólvora e sangue. Matando meus inimigos eu preparo meu ser para a luta sagrada e me junto ao triunfante proletariado com um uivo bestial!”

“Não sou Cristo nem filantropo. Sou totalmente o contrário de um Cristo” [...] “Um revolucionário deve se tornar uma fria máquina de matar movida apenas pelo ódio”.

VIII.

[...] “Comunista? Subversivo? Não. Só foi humano... e um humano exemplar”.

Nota de pesar da CNBB – Conferência dos Bispos sobre a morte de Pedro Casaldáliga (cf. imagem) [8]. A recusa em responder objetivamente às indagações – “Comunista? Subversivo?” – e ter que enfrentar a história, para oferecer “poesia” – “Só foi humano”... -, e ocultar a realidade.

A expressão “Teologia da Libertação” é mais uma vez omitida, transmutada e romantizada em “amor revolucionário e libertador”.

IX.

Regime comuno-bolivariano da Venezuela – e do Foro de São Paulo [9] – lamenta morte de Pedro Casaldáliga (cf. imagem). Ditador Nicolás Maduro presta condolências a um dos “ícones” do “apostolado” da Teologia da Libertação, fundamental para a ascensão do esquema de poder comprometido na transformação da América Latina na imensa “Patria Grande” comunista [10].

Nicolás Maduro, o “discípulo” de Sai Baba, que de acordo com o saudoso padre Gabriele Amorth – que foi chefe dos exorcistas do Vaticano – “é um guru unido estreitamente a Satanás” [...] “Para mim, ele é o filho predileto de Satanás na terra” [11].

Casaldáliga, tornou-se próximo e por diversas vezes manifestou publicamente seu apoio ao tiranete Hugo Chávez [12].

X.

TeleSur manifesta pesar sobre a morte de Pedro Casaldáliga (cf. imagens) [13]. O que poucos sabem é que a TeleSur é uma emissora de TV venezuelana criada pelo Foro de São Paulo como parte de um projeto de “integração” da América Latina, i.e., para a promoção da “Patria Grande” comunista (DE PAOLA, 2008, p. 206).

Em uma das matérias, a participação de João Pedro Stédile, líder do MST, facção de sem terra do Foro de São Paulo, e que tinha um acordo de parceria com a Venezuela para adestramento e treinamento de guerrilha para militantes [14].

Stédile, “ungido” pela Teologia da Libertação “pregada” por Casaldáliga, e recebido no Vaticano para a participação do Encontro Mundial de Movimentos Populares do Papa Francisco. Facções comunistas sob o de “movimentos sociais” e “populares” [15]. Estratégia de infiltração, ocupação de espaços dentro – e contra! – a Santa Igreja Católica.

XI.

“Bispo denuncia focos comunistas na Igreja”. “Há infiltração comunista em todas as partes e até na Igreja” [...] “e as idéias de DOM PEDRO CASALDÁLIGA, que chama os proprietários de porcos gordos e os fazendeiros de ladrões, além de considerar as cercas como maldição, são de ALGUÉM QUE PARTICIPA DA INVASÃO COMUNISTA NO PAÍS” – revelou Dom Geraldo de Proença Sigaud, então Arcebispo de Diamantina (MG), em edição do Jornal do Brasil de 1977 (cf. imagem) [16].

XII.

Em 1977, Dom Geraldo de Proença Sigaud fez a denúncia em público, e logo depois entregou ao Núncio Apostólico Dom Carmine Rocco provas e documentos sobre infiltração comunista na Igreja, sobretudo contra as iniciativas e ações do “apóstolo” da Teologia da Libertação Pedro Casaldáliga. O material recolhido pelo então Arcebispo de Diamantina (MG) também foi enviado para o Vaticano, e trechos importantes acabaram estampando as páginas do Jornal do Brasil (cf. imagens) [17].

Décadas depois, com a ascensão do PT e do Foro de São Paulo, aparelhamento da Santa Igreja, politização e devastação da fé católica no país, Sínodo da Amazônia: previsão e alerta, mas “tudo está consumado”. Leia:

[...] “eu afirmo o seguinte”: “Há infiltração comunista em toda parte, também na Igreja”; “As idéias de DOM PEDRO CASALDÁLIGA são de alguém que PARTICIPA DA INVASÃO COMUNISTA NO BRASIL”; “A atuação do CIMI – “Conselho Indigenista Missionário” – [...]; “As COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASE estão tomando, em várias Dioceses, um cunho estranho, e podem transformar-se em NÚCLEOS DE UMA GUERRA DE SUBLEVAÇÃO ESQUERDISTA”. [...]

Uma “revolução na Igreja” a partir “de dentro” e valendo-se da CNBB – Conferência dos Bispos.

XIII.

A participação de Pedro Casaldáliga no programa Roda Viva, em 1988. O “apóstolo” da Teologia da Libertação fala sobre “socialismo” [comunismo], “marxismo”, o “desejo” de um “tipo de socialismo” para o Brasil e para a América Latina, Lula, PT e controle da imprensa.

Assista: 


(*) A íntegra da entrevista pode ser assistida neste link: [https://youtu.be/n1ppEJxr6m8].

XIV.

Das aberrações promovidas na preparação e durante o Sínodo da Amazônia – e que continuam reverberando de forma nociva para a Santa Igreja! -, creio que todos se recordem. “Instrumentum laboris”, Pachamama, militância política comunista, Pacto das Catacumbas, rituais pagãos e profanações. Poucos talvez se lembrem, ou mesmo nem saibam, que o Papa Francisco citou um poema de Pedro Casaldáliga na Exortação Apostólica Pós-sinodal “Querida Amazônia”.

Os versos do “Profeta do Araguaia” aparecem no tópico que trata exatamente de uma das “bandeiras” de Casaldáliga: a “inculturação”. Eis o trecho acompanhado dos versos do “apóstolo” da Teologia da Libertação:

[...] “a INCULTURAÇÃO eleva e dá plenitude. Sem dúvida, HÁ QUE APRECIAR ESTA ESPIRITUALIDADE INDÍGENA da interconexão e interdependência de todo o criado, espiritualidade de gratuidade que ama a vida como dom, espiritualidade de sacra admiração perante a natureza que nos cumula com tanta vida. Apesar disso, trata-se também de conseguir que esta relação com Deus presente no cosmos se torne cada vez mais uma relação pessoal com um ‘Tu’, que sustenta a própria realidade e lhe quer dar um sentido, um ‘Tu’ que nos conhece e ama:

‘Flutuam sombras de mim, madeiras mortas.          
‘Mas a estrela nasce sem censura       
‘sobre as mãos deste menino, especialistas    
‘que conquistam as águas e a noite.   
‘Bastar-me-á saber      
‘que Tu me conheces  
‘inteiramente, ainda antes dos meus dias’”. – PEDRO CASALDÁLIGA, “Carta de navegar (pelo Tocantins amazónico)”. in “El tiempo y la espera” (Santander 1986) [18].

O “curioso” é que o livro de Casaldáliga citado – “El tempo y la espera” – traz a seguinte dedicatória: “A los pobres, a los mártires, a los contemplativos, a los MILITANTES y a los teólogos de la liberación [TEÓLOGOS DA LIBERTAÇÃO] [...] [19] 

Nos “Salmos de Vigília” existe uma “Bênção de São Francisco ao frei Leonardo Boff” [20] – como Casaldáliga, também membro da seita da Teologia da Libertação, e “apóstolo” do PT e do Foro de São Paulo [21]. “O que diria “mi compadre San Francisco a su hijo, Leonardo Boff”? Casaldáliga, para além da apologia do frade comunista, denuncia uma “forma vaticana de tratar os irmãos na fé” e afirma sem o menor pudor que o “mistério dos pobres” não tem “voz” na Igreja.

No poema “Identidad”, dedica “una flor para el Che” – o psicopata guerrilheiro comunista, que dizia: “Não sou Cristo nem filantropo. Sou totalmente o contrário de um Cristo” [...] “Um revolucionário deve se tornar uma fria máquina de matar movida apenas pelo ódio”. Casaldáliga considera-se o “guerrilheiro do mundo” (“En Êxodo”).

“Preguntas para subir y bajar el Monte Carmelo” é dedicado a Gustavo Gutiérrez, dado como “pai” da Teologia da Libertação, e que Casaldáliga reconhece como “mestre espiritual, nos altiplanos da Libertação”.

“Al Cristo de la Trinidad de Maximino Cerezo Barredo”, conhecido por ser o “pintor da libertação” e autor de obras da Catedral de São Félix do Araguaia (MT), a prelazia de Pedro Casaldáliga. Em uma entrevista, Maximino Barredo recordou as considerações de Leonardo Boff sobre o seu trabalho: “la revolución espiritual que significa la teología desde la perspectiva de la liberación incide también en el arte sacro” [22]. Portanto, a revolução na arte sacra, que no Brasil passou do Belo ao disforme, ao feio e ao grotesco, também é obra do “apostolado” da Teologia da Libertação, com suas consequências estéticas e espirituais.

Em “Por esse mero fato de ser também Bispo”, Casaldáliga diz que “ninguém vai me pedir que deixe de ter eu meus amores”, entre eles, a Nicarágua – tomada pela guerrilha comunista, tendo o próprio Casaldáliga vestido o uniforme da facção sandinista [23].

“De Hipona hasta São Félix”, Casaldáliga transforma as “duas cidades” de São Agostinho, a cidade de Deus e a do mundo, em uma. “iLas dos Ciudades irán siendo una!”. Uma cidade, que nos termos do “apóstolo” da Teologia da Libertação, é a cidade do mundo – a cidade que para Santo Agostinho se apartou de Deus em vista de uma falsa liberdade: a libertação que conduz ao inferno.

Em “Los Conquistadores”, o “Profeta do Araguaia” se refere à oração da Santíssima Virgem Maria, Mãe de Deus, Rainha do Brasil e da América Latina, nestes termos: “E a Ave Maria (e cheia de desgraças para a Ameríndia!”).


REFERÊNCIAS.

[1]. Cf. “Nicarágua. São João Paulo II contra a Teologia da Libertação” [https://b-braga.blogspot.com/2016/01/nicaragua-sao-joao-paulo-ii-contra.html]; BRAGA, Bruno. "A Nicarágua e o 'apostolado' SOCIALISTA-COMUNISTA da revolução" [http://b-braga.blogspot.com.br/2014/05/a-nicaragua-e-o-apostolado-socialista.html].

[2]. Cf. “Dom Luciano e o ‘apostolado’ da Teologia da Libertação” [https://b-braga.blogspot.com/2019/01/dom-luciano-e-o-apostolado-da-teologia.html].

[3]. “A Nicarágua e o ‘apostolado’ SOCIALISTA-COMUNISTA da revolução” [http://b-braga.blogspot.com/2014/05/a-nicaragua-e-o-apostolado-socialista.html].

[4]. Cf. "Foro de São Paulo: a gênese criminosa da 'Patria Grande' comunista" [http://b-braga.blogspot.com.br/2015/08/foro-de-sao-paulo-genese-criminosa-da.html].

[5]. Cf. “O poder satânico no ideal da ‘Patria Grande’ comunista do Foro de São Paulo”, Nota X – Daniel Ortega [http://b-braga.blogspot.com/2019/07/o-poder-satanico-no-ideal-da-patria.html].

[6]. Cf. “Foro de São Paulo: delinquência comunista na Nicarágua”. Notas III, IV, V – Daniel Ortega [https://b-braga.blogspot.com/2017/08/foro-de-sao-paulo-delinquencia.html].

[7]. Cf. [http://www.granma.cu/mundo/2020-08-08/falleciopedro-casaldaliga-quien-encarno-el-verdadero-valor-cristiano-revolucionario].

[8]. Cf. [https://www.cnbbo2.org.br/nota-de-pesar-dos-bispos-do-mato-grosso-pela-perda-dom-pedro-casaldaliga/]; [https://www.cnbb.org.br/bispos-do-mato-grosso-nosso-irmao-pedro-foi-sempre-uma-referencia-para-nos/].

[9]. Cf. “Foro de São Paulo: mais um conciliábulo comunista na Venezuela” [https://b-braga.blogspot.com/2019/08/foro-de-sao-paulo-mais-um-conciliabulo.html]; “O Foro de São Paulo incendeia a América Latina” [https://b-braga.blogspot.com/2019/11/o-foro-de-sao-paulo-incendeia-america.html].

[10]. Cf. [https://youtu.be/vXYzc2mKi04]; [https://youtu.be/E1dE2foInX0].

[11]. “O poder satânico no ideal da ‘Patria Grande’ comunista do Foro de São Paulo” [https://b-braga.blogspot.com/2019/07/o-poder-satanico-no-ideal-da-patria.html].

[12]. Cf. [https://terradedireitos.org.br/noticias/noticias/movimentos-sociais-entregam-o-manifesto-das-americas-para-hugo-chavez/237]; [https://www.voltairenet.org/article121493.html].

[13]. Cf. [https://www.telesurtv.net/news/brasil-pedro-casaldaliga-deceso-obispo-pueblo-20200808-0010.html]; [https://youtu.be/tfOVUrkWZdE].

[14]. Cf. "O MST e o Foro de São Paulo" [https://b-braga.blogspot.com/2014/12/o-mst-e-o-foro-de-sao-paulo.html]; “MST - acordo bolivariano, doutrinação e guerrilha” [https://b-braga.blogspot.com/2014/11/mst-acordo-bolivariano-doutrinacao-e.html]; "O Foro de São Paulo, o MST e a revolução "comuno-bolivariana" no Brasil. Fraudes, suicídios, recrutamento de jovens e crianças, e eleições presidenciais" [http://b-braga.blogspot.com.br/2014/12/o-foro-de-sao-paulo-o-mst-e-revolucao.html]; "O MST e as FARC"  [http://b-braga.blogspot.com.br/2014/12/o-mst-e-as-farc.html]; "O MST, as FARC e o recrutamento de brasileiros: pelo depoimento de Luiz Inácio 'O Barba' da Silva" [http://b-braga.blogspot.com.br/2014/12/o-mst-as-farc-e-o-recrutamento-de.html].

[15]. Cf. “Francisco: a cruz, a foice e o martelo” [https://b-braga.blogspot.com/2015/07/francisco-cruz-foice-e-o-martelo.html].

[16]. Jornal do Brasil, 26 de fevereiro de 1977. Ed. 319. p. 21.

[17]. Cf. Jornal do Brasil, 04 de maio de 1977. Ed. 00026. pp. 19-20.

[18]. Cf. [http://www.synod.va/content/sinodoamazonico/pt/documentos/exortacao-apostolica-pos-sinodal--querida-amazonia-.html].

[19]. Cf. [http://dl.lux.bookfi.net/foreignfiction/647000/cafce0f26df9ac9734f39e7473b78ed6.htm/_as/[Casaldaliga_Pedro]_El_Tiempo_Y_La_Espera(BookFi).htm].

[20]. Idem.

[21]. Cf. [https://youtu.be/vXYzc2mKi04]; [https://youtu.be/E1dE2foInX0]; "Os 'apóstolos' do Foro de São Paulo" [http://b-braga.blogspot.com.br/2016/06/os-apostolos-do-foro-de-sao-paulo.html].

[22]. Cf. [http://revistas.cua.ufmt.br/revista/index.php/revistapanoramica/article/viewFile/870/19192097].

[23]. Cf. [https://bit.ly/33JxQli].

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