Pages

Friday, July 05, 2013

Bibliografia. "Dirceu: a biografia".

BIBLIOGRAFIA.

CABRAL, Otávio. “Dirceu: a biografia. Do movimento estudantil a Cuba. Da guerrilha à clandestinidade. Do PT ao poder. Do palácio ao mensalão”. Record: Rio de Janeiro, 2013.



Neste livro, Otávio Cabral conta a história de José Dirceu - um dos personagens mais importantes da recente trama política brasileira. Da criança que sonhou em ser Presidente da República e tornou-se líder estudantil. Do jovem que se fez Comandante Daniel em Cuba. Que assumiu o disfarce de um argentino. E depois, com o rosto transformado, foi o comerciante Carlos Henrique. De José Dirceu – que já inserido na vida pública – participou da fundação do PT e foi um dos protagonistas – não apenas por levar o partido ao posto de maior expressão da política -, mas por integrar o maior esquema de corrupção do Brasil. Cabral refaz todo este percurso. Narra inúmeras cenas e depoimentos de bastidores. Descreve os hábitos – a personalidade e o caráter – de José Dirceu. Faz inúmeras revelações. A vida íntima do mulherengo inveterado, que recebeu de “presente” de um amigo de ministério uma noite com uma ex-BBB. As articulações políticas e a vida profissional como lobista. E as suspeitas criminais, com envolvimento em assaltos e, possivelmente, a morte de um sargento da Polícia Militar, em 1972. Este livro é leitura obrigatória para quem pretende conhecer, não apenas a história política do país, mas para obter o retrato de uma mente perturbada pelo ideal revolucionário – culturalmente fomentado nos dias de hoje – e as conseqüências desastrosas de possuir e dominar ela os instrumentos e mecanismos de poder.

Bruno Braga.

Sugestão de leitura.

BRAGA, Bruno. “A delinqüência sob o véu do heroísmo” [http://b-braga.blogspot.com.br/2012/11/a-delinquencia-sob-o-veu-do-heroismo.html].

No comments: