Bruno Braga.
Diante
do cenário tenebroso, não apenas da educação, mas da cultura em geral, um
recurso valioso são as orientações para o exercício da leitura de Mortimer
Adler [1]. São regras, instrumentos, que podem ser utilizadas para melhor
aproveitar esta habilidade – um treinamento que repercute também nas habilidades
da escrita e na da comunicação, pois estão, todas, intimamente conectadas.
Logo
abaixo segue um documento que reproduz as orientações gerais do escritor
americano. No entanto, é preciso observar que tais regras se aplicam,
especificamente, a livros de ciência ou de transmissão de conhecimento – a
literatura de ficção, ou imaginativa, segue outra orientação, que é esboçada no
texto -, e tem por fundamento a leitura das obras clássicas e o treinamento
nelas.
É
importante acrescentar, ainda, que a simples anotação das regras e orientações
não dispensa a leitura do livro de Adler – pelo contrário, ela é fundamental
para que se possa compreender totalmente a proposta do autor. Porém, que a
disponibilização delas, aqui, seja um estímulo para a leitura da valiosa obra do
escritor.
Referências.
1. ADLER, Mortimer J. How to read a book: The art of getting a liberal education. Simon
and Schuster: New York, 1967.
No comments:
Post a Comment