Pages

Tuesday, June 17, 2014

Os "mascarados" agradecem.

Bruno Braga.
 
 
 
 
No dia 12 de Junho - dia da abertura da Copa do Mundo -, manifestantes tomaram as ruas de Belo Horizonte e tocaram o terror na capital mineira. Vandalismo, depredação do patrimônio público e privado. Um grupo de mascarados destruiu e virou uma viatura da polícia civil.

Fonte. Jornal Estado de Minas.

Participantes dessa selvageria foram detidos, e entre eles estava uma integrante do grupo Mídia Ninja [1].

Apesar de ser apresentado para o público como "jornalismo independente", o Mídia Ninja está ligado a promotores de protestos e manifestações. Desde a quadrilha de Black Blocs - com os quais, pelo seu ícone, tem uma curiosa semelhança pelas máscaras - a agentes, grupos e partidos políticos - como o PT, por exemplo (Cf. ARTIGOS RECOMENDADOS).

No episódio de Belo Horizonte, o Mídia Ninja comemorou a liberação de sua integrante e de outros detidos publicando uma nota de agradecimento. Entre os que lhes prestaram algum tipo de apoio ou de solidariedade estão políticos conhecidos como o deputado federal gay, Jean Wyllys (PSOL-RJ), Chico Alencar (PSOL-RJ), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), e políticos de nível municipal, como o vereador comunista da capital mineira, Gilson Reis (PCdoB), que é também presidente do SINPRO-MG (Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais) (Cf. imagem) [2].
 
 
A nota publicada pelo Mídia Ninja é sugestiva. Ela dá uma noção da rede que envolve o banditismo mascarado de protesto. As autoridades públicas deveriam investigar o grau de participação de cada um dos elementos que a compõe, porque, com o envolvimento de agentes, grupos e partidos políticos, não se trata apenas de baderna e vandalismo, mas de um projeto de poder. E pelas siglas que eles representam já se sabe qual é. 

 
NOTAS.
 
 
[2]. BRAGA, Bruno. "Sócrates morre outra vez" [http://b-braga.blogspot.com.br/2012/01/socrates-morre-outra-vez.html]; "Mulheres barbacenenses: instrumento para a propaganda PETISTA-SOCIALISTA-COMUNISTA" [http://b-braga.blogspot.com.br/2014/06/mulheres-barbacenenses-instrumento-para.html].


ARTIGOS RECOMENDADOS.
 
Revista Veja. "Quem é Pablo Capilé (O Ninja do PT)" [http://b-braga.blogspot.com.br/2013/09/quem-e-pablo-capile-o-ninja-do-pt.html].
 
BRAGA, Bruno. "E as ligações do Mídia Ninja (Fora do Eixo) com os Black Blocs? Autoridades policiais, INTIMEM o Caetano!" [http://b-braga.blogspot.com.br/2014/02/e-as-ligacoes-do-midia-ninja-fora-do.html].
______. "A QUADRILHA Black Bloc e o 'apostolado da revolução'" [http://b-braga.blogspot.com.br/2014/02/a-quadrilha-black-bloc-e-o-apostolado.html].

No comments: