Pages

Wednesday, September 02, 2020

Santo Terço, Ave Maria, “propriedade privada” e Maçonaria – as “extravagâncias” de um padre da Diocese de Jales (SP).

Bruno Braga.

Notas publicadas no Facebook.  


I.

Padre despreza Santo Terço que Nossa Senhora pediu em Fátima para ser rezado todos os dias. Padre Telmo José Amaral de Figueiredo. Paróquia São Benedito, Urânia (SP), que pertence à Diocese de Jales [1].

Assista:

O Bispo da Diocese de Jales é José Reginaldo Andrietta [2], que já esteve filiado ao PT, partido membro do Foro de São Paulo. Literalmente, um Bispo comunista, e de “carteirinha” [3]. Consta na base de dados do TSE que Reginaldo Andrietta cancelou a filiação em 19 de dezembro de 2018, pouco tempo depois de eu ter feito publicamente essa denúncia [4].

II.

“Invadiram?! E daí?!” A “propriedade privada” segundo o padre Telmo José Amaral de Figueiredo, da Paróquia São Benedito, Urânia (SP) - Diocese de Jales. O padre que tem uma concepção “peculiar” do Santo Terço e da Ave Maria [5], e que está sob a autoridade de Reginaldo Andrietta, Bispo filiado ao PT até dezembro de 2018 [6]. Partido comunista membro do Foro de São Paulo responsável por devastar a fé católica no Brasil com o “catecismo” diabólico da Teologia da Libertação, e que tem como braços movimentos terroristas disfarçados de “populares” e “sociais” destinados à invasão de terras e da propriedade privada: as facções de sem terra do MST e de sem teto do MTST.

Assista: 

“Os socialistas [COMUNISTAS], [...] instigam nos pobres o ÓDIO INVEJOSO contra os que possuem, e pretendem que toda a propriedade de bens particulares deve ser suprimida, que OS BENS DUM INDIVÍDUO QUALQUER DEVEM SER COMUNS A TODOS, [...] Mediante esta transladação das propriedades e esta igual repartição das riquezas e das comodidades que elas proporcionam entre os cidadãos, lisonjeiam-se de aplicar um remédio eficaz aos males presentes. Mas semelhante teoria, LONGE DE SER CAPAZ DE PÔR TERMOS AO CONFLITO, PREJUDICARIA O OPERÁRIO SE FOSSE POSTA EM PRÁTICA. Pelo contrário, É SUMARIAMENTE INJUSTA, POR VIOLAR OS DIREITOS LEGÍTIMOS DOS PROPRIETÁRIOS, viciar as funções do Estado e tender para a SUBVERSÃO COMPLETA DO EDIFÍCIO SOCIAL”. [...] “esta conversão da propriedade particular em propriedade coletiva, tão preconizada pelo socialismo [COMUNISMO], não teria outro efeito senão tornar a situação dos operários mais precária, retirando-lhes a livre disposição do seu salário e roubando-lhes, por isso mesmo, toda a esperança e toda a possibilidade de engrandecerem o seu patrimônio e melhorarem a sua situação”. [...] “a propriedade particular e pessoal é, para o homem, de direito natural”. “Não se oponha também à legitimidade da propriedade particular o fato de que Deus concedeu a terra a todo o gênero humano para a gozar, porque DEUS NÃO A CONCEDEU AOS HOMENS PARA QUE A DOMINASSEM CONFUSAMENTE TODOS JUNTOS. Tal não é o sentido dessa verdade. Ela significa, unicamente, que Deus não assinou uma parte a nenhum homem em particular, mas QUIS DEIXAR A LIMITAÇÃO DAS PROPRIEDADES À INDÚSTRIA HUMANA E À INSTITUIÇÃO DOS POVOS. Aliás, posto que DIVIDIDA EM PROPRIEDADES PARTICULARES, A TERRA NÃO DEIXA DE SERVIR À UTILIDADE COMUM DE TODOS, atendendo a que não há ninguém entre os mortais que não se alimente do produto dos campos” - PAPA LEÃO XIII, Encíclica “Rerum novarum”, 3, 4, 5.

“Não roubarás” (Ex. 20, 15; Mt. 19, 18). O sétimo mandamento proíbe tomar ou reter injustamente os bens do próximo ou lesá-lo, de qualquer modo, nos mesmos bens. [...] Toda maneira de tomar ou reter injustamente o bem do outro, mesmo que não contrarie as disposições da lei civil, é contrária ao sétimo mandamento – CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA, 2401, 2409.  

III.

Em 2018, o padre Telmo José Amaral de Figueiredo – que tem algumas posições “extravagantes” sobre o Santo Terço, a Ave Maria e a “propriedade privada” [7] - comemorou o Dia Internacional da Mulher com a seita da Maçonaria (cf. imagem) [8].

Cumpre recordar a definição do Papa Pio VIII sobre a Maçonaria: "Seita satânica que tem por única lei a mentira, por seu deus o demônio, e por culto e religião o que há de mais vergonhoso e depravado sobre a face da Terra" [9].

Em 1983, a Congregação para a Doutrina da Fé – chefiada pelo então Cardeal Joseph Ratzinger, hoje Papa Emérito Bento XVI – reafirmou a posição de sempre da Santa Igreja Católica: "Permanece portanto IMUTÁVEL o parecer NEGATIVO da IGREJA a respeito das ASSOCIAÇÕES MAÇÔNICAS, pois os seus PRINCÍPIOS foram SEMPRE considerados INCONCILIÁVEIS COM A DOUTRINA DA IGREJA e por isso permanece PROIBIDA A INSCRIÇÃO NELAS. Os FIÉIS que PERTENCEM às ASSOCIAÇÕES MAÇÔNICAS estão em estado de PECADO GRAVE e NÃO PODEM APROXIMAR-SE DA SAGRADA COMUNHÃO" [...] “NÃO COMPETE ÀS AUTORIDADES ECLESIÁSTICAS LOCAIS [OBS. não é competência do padre Telmo!] pronunciarem-se sobre a natureza das associações maçónicas com um juízo que implique derrogação de quanto foi acima estabelecido” [10].

Com a presença “inusitada” do padre Telmo em um templo da seita da Maçonaria, oportuno também é recordar a advertência do Papa Clemente XII: “PROIBIMOS, portanto, seriamente e EM NOME DA SANTA OBEDIÊNCIA a TODOS e a cada um dos fiéis de Cristo, de qualquer estado, posição, condição, classe, dignidade e preeminência que sejam; LEIGOS OU CLÉRIGOS, seculares, ou regulares, ousar ou presumir entrar por qualquer pretexto, debaixo de qualquer cor, nas SOCIEDADES FRANCO-MAÇONS, propaga-las, sustenta-las, recebe-las em suas casas, ou dar-lhes abrigo e ocultá-las alhures, ser nelas inscrito ou agregado, ASSISTIR ÀS SUAS REUNIÕES, ou proporcionar-lhes meios para se reunirem, FORNECER-LHES O QUE QUER QUE SEJA, dar-lhes conselho, socorro ou favor ÀS CLARAS OU EM SECRETO, direta ou indiretamente, por si ou por intermédio de outro, de qualquer maneira que a coisa se faça, como também exortar a outros, provoca-los, animá-los a se instruírem nessas sortes de sociedade, a se fazerem membros seus, a auxiliarem-nas, ou protegerem-nas de qualquer modo. E ORDENAMOS-LHES absolutamente que SE ABSTENHAM POR COMPLETO dessas sociedades, assembleias, REUNIÕES, CORRILHOS ou CONVENTÍCULOS” [...] [11].

Para concluir, José Reginaldo Andrietta é o Bispo da Diocese de Jales, à qual está submetido o padre Telmo José Amaral de Figueiredo. Andrietta esteve filiado ao PT, partido comunista membro do Foro de São Paulo, até dezembro de 2018 [12]. Mas, o Bispo Emérito de Jales – Dom Demétrio Valentin – era não só um “apóstolo” comunista da nefasta Teologia da Libertação, mas também pregador de uma escabrosa associação entre a Igreja e a seita da Maçonaria [13] – associação explícita e diretamente condenada pela Santa Igreja Católica, conforme os documentos acima mencionados. Curiosamente, a loja visitada por Demétrio Valentini – Coronel Balthazar – é a mesma em que o padre Telmo celebrou o Dia Internacional da Mulher [14].     


REFERÊNCIAS.

[1]. Cf. [https://diocesedejales.org.br/clero/pe-telmo-jose-amaral-de-figueiredo].

[2]. Cf. [https://diocesedejales.org.br/bispo-diocesano].

[3]. Cf. “Reginaldo Andrietta. O Bispo que é de fato um comunista ‘de carteirinha’” [https://b-braga.blogspot.com/2018/10/reginaldo-andrietta-o-bispo-que-e-de.html].

[4]. Idem.

[5]. Cf. [https://youtu.be/aQvToNBZPB8].

[6]. Cf. “Reginaldo Andrietta. O Bispo que é de fato um comunista ‘de carteirinha’” [https://b-braga.blogspot.com/2018/10/reginaldo-andrietta-o-bispo-que-e-de.html].

[7]. Cf. [https://youtu.be/aQvToNBZPB8]; [https://youtu.be/kAKqvj0pwEc].

[8]. Cf. [http://jornaldejales.com.br/noticia/padre-faz-palestra-em-loja-maconica-sobre-dia-internacional-da-mulher].

[9]. Cf. Carta Encíclica "Traditii humilitati nostrae", 1829.

[10]. Cf. [http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/documents/rc_con_cfaith_doc_19831126_declaration-masonic_po.html].

[11]. Papa Clemente XII, Constituição ‘In eminenti apostolatus specular”, 1738.

[12]. Cf. “Reginaldo Andrietta. O Bispo que é de fato um comunista ‘de carteirinha’” [https://b-braga.blogspot.com/2018/10/reginaldo-andrietta-o-bispo-que-e-de.html].

[13]. Cf. “Comunismo e Maçonaria: o ‘apostolado’ de Valentini” [https://b-braga.blogspot.com/2016/05/comunismo-e-maconaria-o-apostolado-de.html].

[14]. Cf. referências [8] e [13].

No comments: