Pages

Monday, March 05, 2012

Orientação para o exercício da leitura.

Bruno Braga.


Diante do cenário tenebroso, não apenas da educação, mas da cultura em geral, um recurso valioso são as orientações para o exercício da leitura de Mortimer Adler [1]. São regras, instrumentos, que podem ser utilizadas para melhor aproveitar esta habilidade – um treinamento que repercute também nas habilidades da escrita e na da comunicação, pois estão, todas, intimamente conectadas.

Logo abaixo segue um documento que reproduz as orientações gerais do escritor americano. No entanto, é preciso observar que tais regras se aplicam, especificamente, a livros de ciência ou de transmissão de conhecimento – a literatura de ficção, ou imaginativa, segue outra orientação, que é esboçada no texto -, e tem por fundamento a leitura das obras clássicas e o treinamento nelas.

É importante acrescentar, ainda, que a simples anotação das regras e orientações não dispensa a leitura do livro de Adler – pelo contrário, ela é fundamental para que se possa compreender totalmente a proposta do autor. Porém, que a disponibilização delas, aqui, seja um estímulo para a leitura da valiosa obra do escritor.


Referências.

1. ADLER, Mortimer J. How to read a book: The art of getting a liberal education. Simon and Schuster: New York, 1967.


No comments: