Pages

Tuesday, April 15, 2014

IDIOTA latino-americano com a "benção" do mestre.

Bruno Braga.

 

O livro de Eduardo Galeano - "As veias abertas da América Latina" (1971) - ocupa uma posição "eminente" no "Manual do perfeito idiota latino-americano":
"No último quarto de século, o idiota latino-americano contou com a enorme vantagem de ter à sua disposição uma espécie de texto sagrado, uma bíblia na qual se encontram todas as asneiras circulantes na atmosfera cultural do que os brasileiros chamam de ´a esquerda festiva´" (MENDOZA, 2011, p. 51).
Em termos, este parecer agora é chancelado pelo próprio autor do "texto sagrado". 
 
No dia 11 de Abril, Eduardo Galeano - em visita ao Brasil para a 2a Bienal Brasil do Livro e da Literatura, em Brasília - declarou sobre o seu livro mais famoso: "Depois de tantos anos, não me sinto mais ligado a ele" [...] "O tempo passou e descobri outras maneiras de me aprofundar na realidade. É uma etapa superada. Se fosse reler o livro hoje cairia desmaiado, não aguentaria" (Folha de São Paulo, 12 de Abril de 2014 [http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2014/04/1439905-sinto-me-sufocado-de-tanto-carinho-diz-eduardo-galeano-em-brasilia.shtml]).

Portanto, o livro que o "Manual" aponta como a "bíblia do idiota latino-americano" - "As veias abertas da América Latina" - recebe o selo do seu próprio autor. E todo aquele que permanece rezando sobre o melhor compêndio de "erros, arbitrariedades ou simples bobagens que povoam as cabecinha de nossos radicais mais desencaminhados" (p. 344) - no Brasil, centenas professores universitários, "Intelectuais", jornalistas e formadores de opinião - merece, mais do que nunca, o status de PERFEITO IDIOTA LATINO-AMERICANO. Sob a benção de Eduardo Galeano.
 
 
ARTIGOS RECOMENDADOS.
 
BRAGA, Bruno. "Para não ser mais um" [http://b-braga.blogspot.com.br/2012/11/para-nao-ser-mais-um.html]. Artigo sobre o livro "Manual do perfeito idiota latino-americano", escrito por Plínio Apuleyo Mendoza, Carlos Alberto Montaner e Alvaro Vargas Llosa.
______. "Ele tem amigos" [http://b-braga.blogspot.com.br/2012/11/ele-tem-amigos.html]. Sobre os amigos gringos do "idiota latino-americano".


No comments: