Bruno Braga.
Notas publicadas no Facebook.
Introdução.
- Vídeos. Bernardo Pires Küster
“PT E A IGREJA – A ‘NOVA’ ESTRATÉGIA DA ESQUERDA”.
A defesa do bandido psicopata do PT: Os parasitas
comunistas e a traição contra a Santa Igreja Católica promovida pelos “apóstolos”
da nefasta Teologia da Libertação [1].
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“NOVAS EVIDÊNCIAS E ANÁLISE DO PT NA IGREJA”.
Mais um vídeo sobre o 14º Intereclesial de CEB’s, evento
realizado pelos parasitas comunistas e traidores da Santa Igreja Católica – com
as “bençãos” dos “apóstolos” da nefasta Teologia da Libertação – para salvar o
esquema de poder criminoso do PT e do Foro de São Paulo.
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DOSSIÊ FREI BETTO – O “PAPA” DAS CEB’S.
A “estrela” do 14º Interclesial das Comunidades
Eclesiais de Base, que escandalizou o Brasil e o mundo por trair a Santa Igreja
Católica para enaltecer a ideologia satânica comunista e os seus “ícones” –
como Lula.
Frei Betto, terrorista durante o Regime Militar. Um
dos fundadores do PT, facção criminosa disfarçada de partido político que saqueou
– e continua saqueando – o país. Foi assessor especial do ex-Presidente Luiz
Inácio – chefe da quadrilha comuno-petista – e um dos principais articuladores
para a criação do Foro de São Paulo, sendo ele mesmo dirigente da organização
fundada por Lula e por Fidel Castro para transformar a América Latina na imensa
“Patria Grande” comunista e que foi beneficiada diretamente pelo assalto
promovido pela gangue comuno-petista no Brasil.
___
Mais um excelente vídeo da série de denúncias contra a ostensiva
militância comunista dentro das CEB’s e da Santa Igreja Católica.
Bernardo Pires Küster, muito obrigado pela menção e, os
meus parabéns pelo belo e corajoso trabalho, que tem todo o meu apoio e
solidariedade.
___
NOTAS.
Bruno Braga.
I.
Leio, no “Portal das CEB’s”, uma nota de “apoio” e
“solidariedade” ao Arcebispo de Londrina por conta das denúncias que exibiram
para o Brasil e para o mundo o espetáculo comunista grotesco que foi o 14º
Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base [2]. Confira a imagem [3].
A nota foi redigida pelo “frei” Gilvander Moreira.
Para os que não o conhecem, na foto sobreposta, ele aparece com bonezinho do
MST e tudo, e com uma bandeira do movimento como pano de fundo, celebra um
ritual em um acampamento da gangue de sem-terra. Gilvander é um famoso agitador
da Pastoral da Terra em Minas Gerais, “apóstolo” da Teologia da Libertação que
parasita a Santa Igreja para distorcer o Evangelho, enganar os católicos e
promover o esquema de poder criminoso comunista [4].
Basta não ser cego para ver que o “Portal das CEB’s”
ainda coloca em destaque um artigo do “Frei” Betto, convidado de honra do
Intereclesial de traição contra a Igreja Católica. Muito bem. Se os
desembargadores do TRF4 demonstraram – novamente – que o ex-Presidente é não só
um bandido, mas chefe de uma facção criminosa que saqueou o país, então, “Frei”
Betto também precisa ser investigado, pois é amigo íntimo de Lula e foi seu
“assessor especial” na Presidência da República. Betto, um dos principais
articuladores do Foro de São Paulo, organização criminosa fundada por Lula e
por Fidel Castro para transformar a América Latina na imensa “Patria Grande”
comunista.
II.
Para os que ainda suspeitam das denúncias que
escandalizaram o mundo, para os que as recusam como farsa ou alucinação, eis
aqui o próprio Frei Betto – “estrela” do 14º Intereclesial das CEB’s –
confessando ao seu falecido patrão, o psicopata sanguinário Fidel Castro, que
as Comunidades Eclesiais de Base seriam ocupadas e, nelas, os católicos seriam enganados
com as distorções da Teologia da Libertação para disseminar o esquema de poder
criminoso comunista:
"Então, hoje há um número infinito de
Comunidades Eclesiais de Base em toda a América Latina; no Brasil existem cerca
de 100 mil Comunidades Eclesiais de Base, que são grupos de cristãos,
operários, campesinos, marginalizados, nas quais se reúne perto de três milhões
de pessoas" [...] "Não é fácil convencer um operário, ou um
campesino, de que deve lutar pelo socialismo, mas é muito fácil dizer o
seguinte: 'Olha, homem, nós cremos em um só Deus'" [...] "Fidel y la
Religión". Conversaciones com Frei Betto. Oficina de Publicaciones del
Consejo de Estado: La Havana (1985). pp. 282-283.
III.
Os que criticam as denúncias contra o 14º
Intereclesial das CEB’s, ou os que fecham os olhos para um escândalo que está
exposto na sua indecência para qualquer um ver – entre eles, padres e Bispo que
vergonhosamente afirmam que é tudo mentira e falsidade -, contrariam um alerta
dado por um santo da Igreja Católica que, há décadas, já estava ciente do
gravíssimo problema criado pela quadrilha comunista no Brasil:
“Ser eclesiais é sua marca original e seu modo de
existir e operar. Formam-se em comunidades orgânicas para melhor serem Igreja.
E a base a que se referem é de caráter nitidamente ECLESIAL e NÃO SOCIOLÓGICO
OU OUTRO. Sublinho também esta eclesialidade porque o perigo de atenuar essa
dimensão, se não deixá-la desaparecer em benefício de outras, não é nem irreal
nem remoto, antes é sempre atual. É PARTICULARMENTE INSISTENTE O RISCO DE
INTROMISSÃO DO POLÍTICO. Esta intromissão pode dar-se na própria gênese e
formação das Comunidades, que se congregariam NÃO A PARTIR DE UMA VISÃO DE
IGREJA, MAS COM CRITÉRIOS E OBJETIVOS DE IDEOLOGIA POLÍTICA. Tal intromissão
porém, pode dar-se também sob a forma de INSTRUMENTALIZAÇÃO POLÍTICA DE
COMUNIDADES que haviam nascido em perspectiva eclesial” (os destaques são
meus).
SÃO JOÃO PAULO II.
“Mensagem do Papa João Paulo II aos líderes das
Comunidades de Base do Brasil”.
Fonte. Vaticano [https://w2.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/messages/pont_messages/1980/documents/hf_jp-ii_mes_19800711_comunita-base-brasile.html].
IV.
Dom Geraldo Lyrio Rocha, Arcebispo da
Arquidiocese de Mariana, esteve presente na 14ª Intereclesial das CEB’s –
evento que escandalizou o Brasil e o mundo por causa da militância ostensiva e
obscena em favor do esquema de poder criminoso comunista que assaltou o país [5].
Infelizmente, não fico espantado, uma vez que a
gangue comuno-petista atua de forma livre e solta sob os olhos de Dom Geraldo [6].
O padre João – deputado federal da facção PT – inclusive ministra aulas sobre
“Fé e Política” em uma parceria com a Arquidiocese de Mariana. Uma tristeza...
De qualquer forma, a participação de Dom Geraldo
na grotesca 14ª Intereclesial das CEB’s é uma oportunidade para que, ele, o
Bispo responsável pelas almas de um imenso rebanho, explique o grau de
comprometimento que tem com a militância comunista.
*
Eis aqui
a “delegação” que teria acompanhado o Arcebispo, preparada pelo coordenador
arquidiocesano de pastoral, o padre Geraldo Martins – um entusiasta das
Comunidades Eclesiais de Base que, além de ostentar sua camiseta das CEB’s em Celebração
Eucarística, anunciou a realização da grotesca Intereclesial em Londrina,
reivindicando uma “revitalização” dos ninhos da nefasta Teologia da Libertação
na “nossa Arquidiocese” (Cf. “CEBs e
pobreza na cidade” [http://www.arqmariana.com.br/noticia/1385/cebs-e-pobreza-na-cidade]).
Os
“delegados” devem uma explicação à Arquidiocese e a cada uma de suas regionais
sobre a participação e o tipo de compromisso que tiveram com a arruaça
promovida pela militância comunista na 14ª Intereclesial das CEB’s.
(*)
Fonte da imagem: [http://arqmariana.com.br/noticia/1342/cebs-planeja-atividades-do-proximo-ano].
V.
Eis ai, mais uma iniciativa do entusiasta e
defensor da escabrosa 14ª Intereclesial das CEB’s [7]. E ele nem esconde ou
disfarça. “Frei” Gilvander promove um ritual de catequização comunista, chamado
por ele mesmo em seu canal de “celebração da Teologia da Libertação”. Ritual
celebrado em Belo Horizonte, em uma “ocupação” de sem-teto que traz o nome do
“patrono da educação brasileira” - “Paulo Freire” – o comunista e também
apóstolo da Teologia da Libertação responsável por emburrecer gerações e
gerações de estudantes e professores.
Gilvander estava acompanhado do Frei Eustáquio e
do padre Paulo Gabriel.
VI.
COMUNIDADES DE BASE ESTÃO SENDO USADAS PARA FIM
POLÍTICO, denuncia Bernardo Küster.
- CEB’s: um ninho da nefasta Teologia da
Libertação para consagrar o esquema de poder criminoso comunista.
Leia: ACIDigital, 02 de fevereiro de 2018 [http://www.acidigital.com/noticias/comunidades-de-base-estao-sendo-usadas-para-fim-politico-denuncia-bernardo-kuster-47154/].
VII.
Um dado importante para compreender não só o recente e
escandaloso evento de militância comunista em Londrina (PR) – a 14ª
Intereclesial das CEB’s – mas o problema em um nível mais amplo, como o do “Encontro
Mundial de Movimentos Populares”, promovido pelo Papa Francisco (*):
CEBs FORAM RESGATADAS POR JORGE MARIO BERGOGLIO,
EM 2007, NO DOCUMENTO DE APARECIDA.
[...] “Uma das
tônicas de Jorge Mario Bergoglio, em várias de suas posições, ainda enquanto
arcebispo de Buenos Aires (em contraponto ao pensamento de muitos prelados), é
a de que “a realidade é mais importante do que a ideia, pois esta
não passa de uma interpretação daquela”1. E esse conceito ele quis
imprimir no DOCUMENTO DE APARECIDA, cuja publicação acabou sendo autorizada,
por Bento XVI, em 29 de junho de 2007, depois de várias alterações feitas no
texto original, mudanças estas suprimidas, mas depois retomadas por Bergoglio
durante seu pontificado. Por exemplo: A REVALORIZAÇÃO DAS CHAMADAS
‘COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASE’, TÃO DEFENDIDAS PELA TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO,
resgatadas pelo Documento de Aparecida: ‘QUEREMOS DECIDIDAMENTE
REAFIRMAR E DAR NOVO IMPULSO À VIDA E MISSÃO PROFÉTICA E SANTIFICADORA DAS
CEBs”. [...]
Leia: “CEBs foram resgatadas por Jorge Mario Bergoglio, em 2007,
no Documento de Aparecida”. Hermes Rodrigues Nery, “Frates in unum”, 01 de
fevereiro de 2018 [https://fratresinunum.com/2018/02/01/cebs-foram-resgatadas-por-jorge-mario-bergoglio-em-2007-no-documento-de-aparecida/].
(*) Cf. “Francisco: a cruz, a foice e o martelo” [http://b-braga.blogspot.com.br/2015/07/francisco-cruz-foice-e-o-martelo.html].
VIII.
Para os que, diante do escândalo da 14ª Intereclesial das CEB’s,
ainda se recusam a reconhecer a relação íntima das Comunidades Eclesiais de
Base com a promoção do esquema de poder criminoso comunista do PT e do Foro de
São Paulo, eis aqui uma mensagem enviada pelo então Presidente da República
Luiz Inácio Lula da Silva aos participantes da 11ª Intereclesial das CEB’s, em
2005. Trata-se de uma autêntica confissão pública:
“Queridos companheiros e companheiras das Comunidades Eclesiais
de Base. [...] Compreendo a importância desta reunião, como representantes das
raízes das mais populares e mais comprometidas em nosso país. [...] Vocês sabem
bem O QUANTO ME SÃO CARAS AS CEB’S, e COMO EU RECONHEÇO O PAPEL QUE AS
COMUNIDADES DE BASE DESEMPENHARAM na resistência à ditadura militar, na
formação dos Movimentos Populares, em apoio ao movimento sindical e, EM
PARTICULAR, AO PT. Eu acredito que a relação entre fé e compromisso social,
entre fé e política, tenha produzido frutos de grande valor para o nosso povo.
[...] Deus abençoe a sua luta!”
Carta do Presidente Lula aos participantes do 11º Encontro
Intereclesial das CEBs, in “ADITAL”, Brasil, 21 de julho de 2005. APUD LOREDO
DE IZCUE, Julio. “Teologia da Libertação”: Um salva-vidas de chumbo para os
pobres. Instituto Plínio Corrêa de Oliveira: São Paulo, 2016. pp. 342-343.
IX.
Está escandalizado com a denúncia do Cardeal Zen? A de que o
Vaticano está vendendo a Igreja na China para o regime comunista? Ora, a 14ª
Intereclesial das CEB’s mostra claramente que, no Brasil, certos Bispos e
sacerdotes – com a colaboração da CNBB – também venderam suas paróquias e
dioceses, e o imenso rebanho de católicos confiado à sua proteção, a um
criminoso esquema de poder comunista liderado pelo PT. Quando é que uma “Lava Jato”
vai passar a limpo este triste episódio de traição contra a Santa Igreja
Católica? Talvez não seja mera coincidência o fato de a operação ter começado
em Londrina, a capital do Paraná que abrigou a escabrosa Intereclesial
comunista das CEB’s que chocou o país e o mundo.
X.
Trata-se apenas de uma recordação. Há exatamente quatro anos,
denunciei na página do facebook da minha paróquia o mesmo evento das CEB’s que
hoje escandaliza o Brasil e o mundo. Naquela oportunidade, o padre Euder Canuto
– então administrador da página, e hoje Diretor da Comunidade de Filosofia do
Seminário São José, em Mariana (Arquidiocese – MG) – não só apagou as minhas
denúncias como repreendeu-me publicamente. Em uma conversa privada por causa do
episódio, ele insistiu em negar todas as evidências, inclusive documentais (os
que tiverem disposição podem ler a reconstituição dessa história: “Intereclesial
SOCIALISTA-COMUNISTA – uma conversa com o padre [http://b-braga.blogspot.com.br/2014/01/intereclesial-socialista-comunista-uma.html]).
Não pretendo aqui denunciar o padre Euder Canuto, de forma
alguma. Pareceu-me, naquele momento, uma pessoa com boas intenções, embora de uma
inocência não isenta de consequências e formada nas bases da Teologia da
Libertação.
Recordo o episódio hoje e, quatro anos depois, o escândalo gerado
pelo 14º Intereclesial das CEB’s acaba por mostrar quem estava certo. Não, não
é pura e simples autoglorificação, mas uma forma de dizer que o problema pode
estar na sua paróquia, mesmo em uma cidade do interior do estado, escondido sob
os mais belos pretextos e até disseminado por pessoas de bom coração. E o
escândalo provocado pela militância comunista no recente evento das Comunidades
Eclesiais de Base é uma oportunidade primorosa para denunciá-lo – para o bem da
Santa Igreja Católica.
PS. Mais ou menos na mesma época, enviei uma denúncia formal
para o pároco do mesmo Santuário da Piedade, o padre Geovane Luís da Silva,
agora Bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, sobre a presença de
militantes petistas, que estavam utilizando a paróquia para os seus interesses
políticos – sobretudo para pregar a nefasta proposta de reforma política
comuno-petista da CNBB (NOTA DE ESCLARECIMENTO / E que envolve mais uma vez o
padre Euder Canuto [http://b-braga.blogspot.com.br/2014/07/nota-de-esclarecimento.html]). Desconheço se, por este motivo, ele tomou alguma providência
mais enérgica.
XI.
A militância comunista ostensiva da 14ª Intereclesial das CEB’s me
fez recordar o alerta dado pela Santíssima Virgem Maria em Cimbres, Pernambuco,
entre 1936 e 1937: “Falo tão claramente nesta terra; é porque acho no povo
pouca crença. Quero bem a Terra da Santa Cruz, por isso ando procurando e
procuro a salvação de todo o meu povo Brasileiro! Procuro conversão dos
pecadores. SE NÃO REZAREM E NÃO FIZEREM PENITÊNCIA, O COMUNISMO VIRÁ AO
BRASIL”. [...] (“O Diário do Silêncio” – Box / “Diário de Frei Estevão
Rottger”. Edição comemorativa ao Ano Mariano, 2017, p. 61).
Mas, vendo a reação dos leigos diante do escândalo,
levantando-se na defesa da Santa Igreja Católica, enquanto padres e Bispos
fecham os olhos ou insistem vergonhosamente que as denúncias são mentirosas e
falsas, também me fez lembrar de uma mensagem de Nossa Senhora, agora, em Belo
Horizonte, em 1997: “Em Fátima
[onde pediu a Consagração da Rússia para evitar que ela espalhasse os seus
“erros” pelo mundo, entre eles, o comunismo] falei a uma leiga, para os Papas,
e eles não acreditaram; agora, falo a um leigo, para os leigos. No livro que o
Céu lhe permite agora, afirme com veemência esse terceiro segredo, que também
foi o de Fátima. Jesus está de retorno à Igreja, e agora serão vocês, leigos,
que irão recepcioná-lo. Ele preparou a festa, e o banquete está pronto para ser
servido; convidou a Igreja, eles não compareceram à festa; agora, Ele convida
os aleijados e os coxos, isto é, vocês. Compareçam à festa que Ele lhes
proporcionará!” (LOPES, Raymundo. O grande acontecimento que se avizinha! In:
LEMBI, Francisco. O Terceiro Segredo: A Vinda de Jesus. Belo Horizonte:
Magnificat, 2005. p. 9-12).
XII.
Se você até agora torce o nariz sem acreditar na
invasão comunista exposta pela 14ª Intereclesial das CEB’s, assista então a
Missa celebrada por ocasião de um ano de falecimento de Marisa Letícia. A celebração,
realizada ontem (sábado, 03), no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (São
Bernardo – SP), é uma amostra triste, mas didática, sobre como a Teologia da
Libertação é capaz de politizar a fé e promover o comunismo.
Dom Angélico Sândalo Bernardino, que presidiu a
Missa, distorceu o Evangelho para pregar a “luta de classes” na homilia,
denunciou o tal “golpe” e colocou a ex-Primeira-dama como vítima da
“conspiração”; declarou-se solidário a Lula e afirmou que Jesus conta com a
luta e a resistência do chefe da facção do PT e fundador do Foro de São Paulo.
É um espetáculo de perversões, blasfêmias e até
sacrilégios, com comunistas, abortistas, promotores da ideologia de gênero
LGBT-gayzista, etc., recebendo o Corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo na Santa
Eucaristia. Claro, no final, não poderia faltar o comício do ex-Presidente
condenado à prisão.
O vídeo da Missa pode ser acessado na própria
página de Lula no facebook: [https://www.facebook.com/Lula/videos/1582454728490188/].
XIII.
Todos sabiam que 2018 seria um ano em que, na
política, seria travada uma guerra atroz. Contudo, a 14ª Intereclesial das
CEB’s e as celebrações sacrílegas por ocasião de um ano de falecimento da
ex-Primeira-dama comuno-petista deixam claro que há uma batalha não meramente
política, porém, mais profunda e decisiva. Trata-se de uma guerra espiritual,
travada inclusive no interior da própria Santa Igreja, entre os fiéis a Nosso
Senhor Jesus Cristo e à Tradição Apostólica e uma quadrilha de delinquentes
que, com a colaboração de traidores e “idiotas úteis”, enganaram os católicos e
os venderam a um criminoso e satânico esquema de poder comunista.
Delírio e exagero? Lembre-se da denúncia feita
por um santo da Igreja, o Papa Pio X, contra os modernistas, os promotores da
“síntese de todas as heresias”, herdada pelos “apóstolos” da nefasta Teologia
da Libertação e da “Patria Grande” comunista idealizada por Lula e seus
sequazes da facção PT e do Foro de São Paulo:
"E o que exige que sem demora falemos, é antes de
tudo que OS FAUTORES DO ERRO já não devem ser procurados entre inimigos
declarados; mas, o que é muito para sentir e recear, SE OCULTAM NO PRÓPRIO SEIO
DA IGREJA, tornando-se destarte tanto mais nocivos quanto menos percebidos.
"Aludimos, Veneráveis Irmãos, a muitos MEMBROS DO
LAICATO CATÓLICO e também, coisa ainda mais para lastimar, a NÃO POUCOS DO
CLERO que, FINGINDO AMOR À IGREJA e sem nenhum sólido conhecimento de filosofia
e teologia, mas, EMBEBIDOS ANTES DAS TEORIAS ENVENENADAS DOS INIMIGOS DA
IGREJA, BLASONAM, POSTERGANDO TODO O COMEDIMENTO, DE REFORMADORES DA MESMA
IGREJA; e cerrando ousadamente fileiras se atiram sobre tudo o que há de mais
santo na obra de Cristo, SEM POUPAREM SEQUER A MESMA PESSOA DO DIVINO REDENTOR
QUE, COM AUDÁCIA SACRÍLEGA, REBAIXAM À CRAVEIRA DE UM PURO E SIMPLES HOMEM.
"Pasmem, embora homens de tal casta, que NÓS OS
PONHAMOS NO NÚMERO DOS INIMIGOS DA IGREJA; não poderá porém, pasmar com razão
quem quer que, postas de lado as intenções de que só Deus é juiz, se aplique a
examinar as doutrinas e o modo de falar e de agir de que lançam eles mão. NÃO
SE AFASTARÁ, PORTANTO, DA VERDADE QUEM OS TIVER COMO OS MAIS PERIGOSOS INIMIGOS
DA IGREJA. Estes, em verdade, como dissemos, NÃO JÁ FORA, MAS DENTRO DA IGREJA,
TRAMAM SEUS PERNICIOSOS CONSELHOS; E POR ISTO, É POR ASSIM DIZER NAS PRÓPRIAS
VEIAS E ENTRANHAS DELA QUE SE ACHA O PERIGO, TANTO MAIS RUINOSO QUANTO MAIS
INTIMAMENTE ELES A CONHECEM. Além de que, não sobre as ramagens e os brotos,
mas sobre as mesmas raízes que são a Fé e suas fibras mais vitais, é que
meneiam eles o machado.
[...]
São Pio X.
in "Carta Encíclica PASCENDI DOMINICI GREGIS",
08 de setembro de 1907
XIV.
Como ainda tem gente minimizando as denúncias contra a
14ª Intereclesial das CEB’s e subestimando a importância da Teologia da
Libertação para o perverso plano comunista de corromper a Santa Igreja
Católica, vamos a mais algumas considerações para, quem sabe, com a graça de
Deus, a pessoa tome tino de uma vez por todas.
Em 1965, em Havana, Fidel Castro deixou muito claro:
“A teologia da libertação é mais importante para a revolução marxista na
América Latina” [8]. O falecido psicopata sanguinário foi um dos principais
disseminadores do simulacro de teologia criado para enganar os católicos,
politizar a fé e sorrateiramente utilizar a Santa Igreja para promover o
criminoso esquema de poder comunista [9].
Frei Betto – estrela da Intereclesial das CEB’s, coroinha
de Fidel Castro e notório “apóstolo” da Teologia da Libertação – declarou
abertamente: “o socialismo [comunismo] é apenas uma fase do Reino de Deus”
[...] “Hoje para nós, construir as bases para o socialismo é a melhor mediação
histórica e a alternativa concreta que mais nos aproxima do Reino de Deus” [10].
Leonardo Boff – outro “ícone” da Teologia da
Libertação – explica a relação entre a teologia comunista e as CEB’s, as
Comunidades Eclesiais de Base: “Existe uma conexão muito estreita entre o
fenômeno das comunidades eclesiais de base e a teologia da libertação. Não se
pode concebê-las separadamente. As comunidades eclesiais de base e a teologia
da libertação são dois momentos de um mesmo processo de mobilização popular. As
comunidades eclesiais de base são a teologia da libertação posta em prática, e
a teologia da libertação é a teoria dessa prática” [11]
Para concluir, é interessante recordar o “tour” que,
em 1985, os “apóstolos” da Teologia da Libertação - Betto, Boff e seu irmão
Clodovis – fizeram àqueles regimes que, na mente doentia deles, representavam a
materialização do “reino de deus” que pregam com os embustes da teologia
comunista: Cuba, União Soviética e China – verdadeiros matadouros de cristãos!
Clodovis declarou: [...] “o Reino de Deus está nas
estruturas cubanas”. Na União Soviética – acompanhado dos “apóstolos” do Foro
de São Paulo [12] –, afirmou: “Encontramos valores do Reino no socialismo real
soviético”. [...] “O Espírito Santo mostra a sua presença nos processos
revolucionários de libertação, como a revolução bolchevique de 1917” (no mesmo
ano, em Fátima, a Santíssima Virgem Maria alertou o mundo para a os perigos da
revolução comunista). Na China, Betto elogiou a “vida modesta e estrita” dos
chineses sob o regime socialista [comunista] [13].
Basta. Parece o suficiente para quem tem pelo menos
dois miolos na cabeça constatar o propósito da militância na Intereclesial e o
papel da Teologia da Libertação e das CEB’s na promoção do esquema criminoso de
poder arquitetado pela quadrilha de comunista que assaltou – não só a Santa
Igreja Católica – mas o país.
XV.
Na nota anterior – para
tratar ainda do evento grotesco da Intereclesial comunista das CEB’s - citei a
importância que Fidel Castro dava à Teologia da Libertação para a estabelecer, em
parceria com Lula e por meio do Foro de São Paulo, a tão sonhada “Patria
Grande” comunista: ““A teologia
da libertação é mais importante para a revolução marxista na América Latina”.
A assertiva do sanguinário psicopata cubano trouxe-me
à memória novamente as aparições de Nossa Senhora em Belo Horizonte (MG). A Santíssima
Virgem Maria, que revelou: “No raiar da aurora destes novos tempos, o meu
Coração materno se volta para a América Latina, pois desejo salvá-la desta
catástrofe da falta de fé. Esta é a razão porque tanto me manifesto na América
e, agora, especialmente no Brasil” [...] “Na América é minha intenção evitar
uma iminente guerra religiosa fratricida. Abram as igrejas à prática do Rosário,
sucedam-no ou precedam-no de Missa, deixem o leigo rezar e chamar sobre si o
Espírito Santo”. / “CONSAGREM A AMÉRICA AO MEU CORAÇÃO IMACULADO. Usem dos
leigos” [...] “salvem a América Latina da apostasia do terceiro milênio. Levem
este meu apelo à hierarquia eclesiástica latino-americana e façam uma barreira
ao fétido vento proveniente de uma Europa apodrecida pelo pecado da
dessacralização. DESEJO SALVAR A IGREJA NO BRASIL, PARA QUE SE ESTENDA A LUZ DO
ESPÍRITO SANTO A TODA A AMÉRICA LATINA”. / “Não esmoreçam diante da indiferença
comandada por interesses mundanos e UMA DISTORCIDA TEOLOGIA INTERESSEIRA” [...]
PERDENDO SEU PRECIOSO TEMPO EM BATALHAS SOCIAIS QUE PODERIAM SER RESOLVIDAS
VIVENDO O EVANGELHO” [14].
Não é preciso muito para reconhecer que a “distorcida
teologia interesseira”, centrada em “batalhas sociais”, como a “luta de
classes” e outros conflitos e divisões, é uma referência à Teologia da
Libertação, uma arma nefasta na promoção de um esquema de poder criminoso e
satânico que ameaça a América Latina: a “Patria Grande” comunista.
Em 1999, Jesus teria dito ao vidente de Belo
Horizonte: “Minha santa Mãe sofre com o desenrolar desenfreado do materialismo
no mundo e com a maneira como A MINHA IGREJA caminha em seu continente, dando
DEMASIADA VAZÃO AO SOCIAL E ESQUECENDO A ESPIRITUALIDADE CALCADA NA ORAÇÃO.
Vocês nunca acharão o caminho para solucionar estes problemas, SE TIVEREM
DIANTE DE SI APENAS FÓRMULAS HUMANAS, POLÍTICAS E SOCIAIS. Esquecem que Eu sou
o caminho, a verdade e a vida. A pedido de minha Mãe, desejo derramar minha
misericórdia sobre os atos humanos da minha Igreja, para que o demônio não os
domine. Caso contrário, serão imprevisíveis os trágicos acontecimentos
decorrentes deste procedimento. / “Levantei levemente o rosto e perguntei: / -
“Como posso, Jesus, evitar o sofrimento de Sua Santa Mãe? / - “Você foi
alertado por ela acerca das dificuldades e de tudo quanto iria passar. Agora
lhe peço: eleve o pensamento ao Pai, coloque-se diante de mim, sem cogitar em
qualquer solução humana. Que o Espírito Santo desça sobre você e lhe dê forças
para oferecer sua vida a fim de que O SEU CONTINENTE ENCONTRE UM CAMINHO
ATRAVÉS DA ORAÇÃO E NÃO DE UMA POLÍTICA INTERESSEIRA E PSEUDO-ESPIRITUALIZADA. Se
isto não acontecer, a minha Igreja na América Latina será em breve um palco de
guerra fratricida. Somente Eu sou o caminho, a verdade e a vida” [15].
Muito bem. Que as pessoas questionem a autenticidade
das revelações, é perfeitamente natural. Contudo, é inegável que elas descrevem
exatamente a realidade da Santa Igreja Católica no Brasil e na América Latina, e
os efeitos devastadores da infiltração nela da politização da fé – promovida
sobretudo pela Teologia da Libertação e pelos seus tresloucados “apóstolos”.
XVI.
O
contexto das denúncias contra a militância comunista na recente 14ª Intereclesial
das CEB’s tem gerado várias reações. Uma delas é a do padre Joãozinho, que parece
tentar resguardar a Teologia da Libertação – um simulacro de teologia criado
para enganar os católicos, perverter o Evangelho e assaltar sorrateiramente a
Santa Igreja, promovendo dentro Dela o criminoso esquema de poder comunista [16].
A fundamentação do padre Joãozinho é em certos pontos
pertinente. Ele cita a Carta de São João Paulo II aos Bispos da CNBB, na qual o
Pontífice enaltece a “necessidade” e “utilidade” de uma certa “teologia da
libertação”, uma em que as suas elaborações sejam “CONSONANTES e COERENTES com
os ENSINAMENTOS DO EVANGELHO, da TRADIÇÃO VIVA e do PERENE MAGISTÉRIO DA
IGREJA”, que deve estar em “estreita conexão” com a “REFLEXÃO TEOLÓGICA
INICIADA COM OS GRANDES PADRES E DOUTORES, COM O MAGISTÉRIO ORDINÁRIO E
EXTRAORDINÁRIO”. Ele cita os documentos da Congregação para a Doutrina da Fé: o
“Libertatis nuntius”, de 1985, e que desmonta a Teologia da Libertação; e o
“Libertatis conscientia”, de 1986, que aborda a “liberdade cristã e a
libertação” – lançando as bases para a elaboração do que seria uma legítima
Teologia da Libertação, e que o padre Joãozinho coloca “para todos os efeitos a
TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO oficial da Igreja”.
O padre menciona inclusive as correções feitas pelo
chamado “pai” da Teologia da Libertação, Gustavo Gutierrez, em sua obra. Porém,
um parêntese: as tais “correções” estão limitadas a uma introdução ao livro;
mas o conteúdo essencial permanece praticamente o mesmo, inclusive o elogio à
análise marxista – no mais, ele amplia a perspectiva de “libertação” para a
teologia negra, feminista, indigenista, etc., e que, não é preciso muito para
perceber, escondem as metamorfoses do chamado “marxismo cultural”.
Retomando, o padre Joãozinho reformula até mesmo o slogan
da Teologia da Libertação – “opção preferencial pelos pobres” -, colocando
“pobre” no singular para determinar a centralidade de Jesus, pois ele é o
“pobre”, uma vez que se trata de uma opção teológica, não sociológica.
Muito bem. É preciso, contudo, fazer uma pergunta
bastante simples: é esta a Teologia da Libertação – aparentemente purificada de
sua base marxista e sócio-política – que é “pregada” nas CEB’s? Resposta: claro
que não! Trata-se do mesmo simulacro de teologia criado para ser arma na luta –
luta! – pelo poder.
O esforço de sustentar a Teologia da Libertação na base
de reformulações conceituais incorre no erro de tomá-la como uma legítima
elaboração intelectual. Não! A Teologia da Libertação é antes de tudo um
movimento de agentes políticos comprometidos com um ideal de poder. Tanto que
os militantes e os seus pastores comunistas não estão nem ai para as
reformulações do padre Joãozinho ou as “purificações” do Vaticano. O que
interessa mesmo é a única, autêntica – e comunista - Teologia da Libertação.
XVII,
Eu não sei se foi realmente o padre Zezinho que escreveu
o comentário [17]. Mas, seja lá quem o redigiu, vale a pena considerá-lo, pois
ele inegavelmente tenta desacreditar as denúncias contra o assalto promovido
pelos comunistas e seus “apóstolos” da Teologia da Libertação dentro da Santa
Igreja Católica.
Ora, não é uma simples questão de “expulsar” os
comunistas. O certo é que eles não deveriam nem ter entrado dentro da Igreja. É
sempre importante recordar que envolvimento com o Comunismo, trabalhar para os
seus partidos e aliados – para o PT, inclusive – estabelece de imediato a possibilidade
de excomunhão automática (“latae sententiae”) [18].
O padre Zezinho afirma que “eles decidem quem é
comunista!”. O “eles” – sem nenhuma referência de carne e osso - é pura abstração.
E acusando de cara o juízo arbitrário de um produto da imaginação – o “eles” –,
o padre Zezinho não cogita nem mesmo a hipótese de que a própria conduta pública
dos agentes pode perfeitamente oferecer elementos que caracterizam o
compromisso com o comunismo. O evento grotesco das CEB’s exibiu de forma
indecorosa esses elementos.
O padre Zezinho diz que o tal “eles” acusa de comunista
mesmo “se o padre tenha 50 anos de sacerdócio e tenha escrito 300 obras de catequese”.
Bom, não sei a quem o padre se refere; contudo, o tempo de sacerdócio e o
número de obras publicadas não são “excludentes de ilicitude”. É perfeitamente
possível apresentar-se como “padre” durante 50 anos e escrever 300 obras de
“catequese” sendo, ao mesmo tempo, comunista.
Para concluir, o padre Zezinho incorre no erro de
“partidarizar” as denúncias, e até acusa o tal “eles” de serem “zelotas”. Não!
As denúncias – as que assumiram o protagonismo na repercussão – não estão
fundadas na comparação com as pregações e ensinamentos de supostos “gurus”, mas
com as Verdades e as determinações da própria Santa Igreja Católica. Neste
quadro, fica claro que os comunistas – por conta de sua militância ostensiva e
conduta pública, julgadas pelas Verdades e determinações da Santa Igreja – devem,
ou se converter de uma vez por todas, ou realmente – para utilizar os termos do
padre Zezinho – serem “detonados” e “expulsos”.
XVIII.
Para quem ainda não assistiu, o Arcebispo de Curitiba
também se esforçou, se esforçou, coitado, para colocar em descrédito as
denúncias contra a 14ª Intereclesial das CEB’s [19]. Dom Peruzzo disse que só
resolveu se pronunciar depois que a poeira mais ou menos abaixou. Bom, teria
sido melhor que tivesse aguardado um pouco mais para não se enrolar com tantos
equívocos.
Um deles refere-se ao “pobre”. Não é preciso explicar
muito para notar que nem todo mundo que pronuncia a palavra “pobre” fala
realmente do pobre, daquela pessoa de carne e osso com suas carências e
necessidades. Na Teologia da Libertação – e nas pregações da Intereclesial das
CEB’s – “pobre” é uma categoria sociológica, e está inserido em uma chave de
motivação política completamente contrária aos princípios da Santa Igreja
Católica: ele é um dos protagonistas da disparatada “luta de classes”. O
falseamento do conceito é revelado de forma magistral pelo Cardeal Joseph
Ratzinger [20]; porém, a própria Intereclesial nos fornece um exemplo didático.
Por exemplo, Frei Betto, membro da elite (!) comunista – “estrela” do evento
das CEB’s que desfila de Mercedão em meio à miséria do povo cubano – é tido
ainda como “pobre”, porque “pobre” é aquele que está do “nosso lado”, o
daqueles que lutam por um ideal de poder, pelo comunismo.
E mais. Dom Peruzzo afirma que o Marxismo cometeu “graves
erros” (como se a maior máquina de produzir cadáveres e de corromper almas e
inteligências de toda a história da humanidade tivesse cometido só “graves
erros”). Para atenuá-los – e, consequentemente, para atenuar a militância
comunista ostensiva das CEB’s – ele compara o Marxismo com o Capitalismo. É o
mesmo tipo de postura do bestalhão que, diante das acusações e crimes cometidos
por Lula, pergunta com aquele sorrisinho no canto da boca: “e o Aécio?” Ora, a
comparação não é entre o Marxismo e o Capitalismo. A comparação é entre o
Marxismo e as Verdades da Santa Igreja Católica. Trata-se de dois polos
absolutamente incompatíveis. Mas, se o Arcebispo precisa de uma autoridade para
convencê-lo sobre uma verdade evidente, basta o que o Papa Pio XI afirmou sobre
o assunto: “[O socialismo] [comunismo] é incompatível com os dogmas da Igreja
Católica, pois concebe a própria sociedade como alheia à verdade cristã” [...]
“Católico e socialista são termos antitéticos” [...] “Socialismo religioso,
socialismo cristão são termos contraditórios. NINGUÉM PODE SER, AO MESMO TEMPO,
BOM CATÓLICO E VERDADEIRO SOCIALISTA [COMUNISTA] (“Quadragesimo Anno”).
Bom, não precisa mais. Pensando bem, teria sido melhor
que Dom Peruzzo nem tivesse se pronunciado.
XIX.
Mais uma crítica contra os que bravamente denunciam a
infestação comunista dentro da Santa Igreja: eles estão fomentando a “divisão”
entre os católicos. Ora, só um jumento pode levantar essa objeção. Por que? Não
é simplesmente por causa da máxima que inspira as ações dos comunistas,
“dividir para conquistar”. É que a “divisão” é justamente a estratégia adotada
pelos “apóstolos” da Teologia da Libertação, os agitadores da militância
comunista dentro das CEB’s, da Igreja. Um exemplo claro e didático é a
principal obra de Leonardo Boff: “Igreja: Carisma e Poder” (1981) (*).
Na época em que ainda era “sacerdote”, portanto,
supostamente dentro da Igreja, o teólogo do PT e do Foro de São Paulo escreveu
que existem duas igrejas: uma, que detém o “poder”, o monopólio dos “meios de
produção do religioso”; e outra, a portadora do “carisma”, e que seria a da
“libertação” dos grilhões das estruturas de poder promovida pelos “pobres”. A
primeira – que é a única Igreja existente – deveria ser substituída pela igreja
supostamente do “carisma”, a falsa igreja que o então “padre” Boff estava
semeando dentro da Igreja de Roma, politizando a fé para transformá-la em uma
imensa colaboradora na construção do império do crime comunista.
Portanto, os que denunciam o assalto comunista dentro da
Igreja não fomentam de forma alguma a divisão. Eles rezam o Credo: “Creio na
Igreja, UNA, SANTA, CATÓLICA E APOSTÓLICA”. Os militantes que parasitam as
CEB’s, sim, disfarçados de “católicos”, rezam a cartilha de uma ideologia que
estabelece a “luta” – e a divisão – como princípio de transformação da Igreja para
torná-la mera instituição de apoio, uma falsa igreja para abençoar e consagrar o
totalitarismo comunista.
(*) BOFF, Leonardo. “Iglesia: Carisma y Poder”. Editorial
Sal Terrae: Santander, 1992.
REFERÊNCIAS.
[1]. Cf. Alguns dos antecedentes da “Intereclesial de
CEB’s”: “Intereclesial SOCIALISTA-COMUNISTA” [http://b-braga.blogspot.com.br/2014/01/intereclecial-socialista-comunista.html]; “Intereclesial SOCIALISTA-COMUNISTA II” [http://b-braga.blogspot.com.br/2014/01/intereclesial-socialista-comunista-ii.html]; “Intereclesial SOCIALISTA-COMUNISTA – uma conversa
com o padre” [http://b-braga.blogspot.com.br/2014/01/intereclesial-socialista-comunista-uma.html].
[2]. Cf. [https://www.youtube.com/watch?v=5-hnf-Z9vD8]; [https://www.youtube.com/watch?v=5-hnf-Z9vD8].
[4]. Cf. Sobre o tal “frei” Gilvander, cf. “A invasão
SOCIALISTA-COMUNISTA-PETISTA da Igreja Católica – II” [http://b-braga.blogspot.com.br/2013/09/a-invasao-socialista-comunista-petista_28.html]; “Intereclesial SOCIALISTA-COMUNISTA” [http://b-braga.blogspot.com.br/2014/01/intereclecial-socialista-comunista.html]; “Promovendo a revolução
PETISTA-SOCIALISTA-COMUNISTA na TV” [http://b-braga.blogspot.com.br/2014/01/promovendo-revolucao-petista-socialista.html]; “PETISTAS-SOCIALISTAS-COMUNISTAS e a fraude dos
sem-teto em Belo Horizonte” [http://b-braga.blogspot.com.br/2014/08/petistas-socialistas-comunistas-e.html]; “Dilma: uma ‘singela’ foto para MLB” [http://b-braga.blogspot.com.br/2014/04/dilma-uma-singela-foto-para-o-mlb.html]; “MST e ‘apóstolo da revolução’ – JUNTOS –
BARBARIZANDO em Brasília” [http://b-braga.blogspot.com.br/2014/03/mst-e-apostolo-da-revolucao-juntos.html]; “O ‘apostolado’ do SOCIALISMO-COMUNISMO em
Brasília” [http://b-braga.blogspot.com.br/2014/03/o-apostolado-do-socialismo-comunismo-em.html].
[5]. Fonte da imagem: Bernardo Pires Küster.
[6]. Cf. Basta fazer uma busca simples nas minhas
páginas para encontrar um mostruário infindável dessa atuação: [https://www.facebook.com/blogbbraga/]; [http://b-braga.blogspot.com.br/].
[8]. Cf. LOREDO DE IZCUE, Julio.
“Teologia da Libertação”: Um salva-vidas de chumbo para os pobres. Instituto
Plínio Corrêa de Oliveira: São Paulo, 2016. p. 213.
[9]. PACEPA, Ion
Mihai. "A KGB criou a Teologia da Libertação" [http://b-braga.blogspot.com.br/2015/01/a-kgb-criou-teologia-da-libertacao.html]. Tradução do Capítulo "Liberation Theology"
(15), que é parte do livro "Disinformation": former spy chief reveals
secret strategis for undermining freedom, attacking religion, and promoting
terrorism (WND Books: Washington, 2013); "As raízes secretas da teologia
da libertação". Trad. Ricardo R. Hashimoto. Mídia Sem Máscara, 11 de Maio
de 2015 [http://www.midiasemmascara.org/artigos/desinformacao/15820-2015-05-11-05-32-01.html]; "A Cruzada religiosa do Kremlin". Trad.
Bruno Braga [http://b-braga.blogspot.com.br/2013/04/a-cruzada-religiosa-do-kremlin.html]; "Ex-espião da União Soviética: Nós criamos a
Teologia da Libertação", ACIDigital, 11 de Maio de 2015 [http://www.acidigital.com/noticias/ex-espiao-da-uniao-sovietica-nos-criamos-a-teologia-da-libertacao-28919/].
[10]. Cf. referência [1], p.
274.
[11]. Cf. Idem, p. 302, n.
3.
[13]. Cf. Citações da turnê
promovida pelo trio de teólogos da libertação pelos regimes comunistas cubano,
soviético e chinês: cf. referência [1], pp. 352-353.
[14]. Cf. CESCA, Olivo. “Da aduana ao Terceiro Céu”: a
aventura mística de Raymundo Lopes. Editora Myrian: Porto Alegre – RS, 2001. p.
260.
[15]. Cf. Idem, pp. 327-328.
[20]. Cf. Congregação para a Doutrina da Fé, “Instrução
sobre alguns aspectos da ‘Teologia da Libertação’” [http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/documents/rc_con_cfaith_doc_19840806_theology-liberation_po.html].
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